Muitos trabalhadores japoneses estão a usar os veículos de car-sharing como local para dormir, comer ou carregar o smartphone. O alerta foi dado por empresas locais de car-sharing, tais como a Times24 ou a Orix, que começaram a reparar que alguns dos seus automóveis são requisitados mas nem chegam a andar 1 quilómetro.
Depois de identificarem esta situação, resolveram dar início a um inquérito entre os seus utilizadores. O resultado não podia ser mais surpreendente. De acordo com o "The Asahi Shimbun", este inquérito revelou que alguns clientes afirmam usar este tipo de veículos para almoçar, enquanto ouvem música, e até para dormir, sendo que alguns revelaramm apenas que usam esse tempo para recarregar as baterias dos seus telemóveis e outros gadgets.
A Times24, que soma mais de 1,2 milhões de utilizadores registados, e a Orix encaram o resultado deste inquérito com grande surpresa e apreensão. E não é difícil perceber o motivo. É que o lucro deste tipo de serviços cresce à medida que as distâncias percorridas aumentam e assim, ‘reservando’ automóveis que depois não saem do sítio, o negócio não rende.