A Jaguar registou o nome XJ13, o que parece indicar que a sua divisão Heritage pode estar a pensar em construir o modelo que nasceu em meados dos anos 60 com o objectivo de dar origem às 26 unidades exigidas para a homologação que abria as portas à presença nas 24 Horas de Le Mans, onde os britânicos dominaram entre 1955 e 1957 com o D-Type.
Apenas foi construído um protótipo e impressionou pela fluidez das suas linhas e pelas performances de um motor 5.0 V12 de 502 cv, que permitia atingir os 260 km/h. Esse modelo foi destruído durante a rodagem de um filme proporcional da marca e, num período de dificuldades económicas, o regresso a Le Mans caiu no esquecimento.
Estranhamente, porém, este modelo nunca foi esquecido e está sempre presente em qualquer livro que aborde os automóveis da segunda década dos anos 60. Poderia ser um novo desafio para a Jaguar Heritage, tal como foi o
Lightweight E-Type ou o
XKSS, que está na linha de montagem da divisão de automóveis clássicos da marca britânica, que vive paredes meias com a
SVO.
Um responsável da Jaguar Heritage afirmou à revista britânica Autocar que o XJ13 não está nos planos, mas não explicou a razão do registo de propriedade do nome, e isso dá que pensar...