O antigo esquiador olímpico Graham Bell acaba de bater o recorde do mundo de velocidade em ski, enquanto era puxado pelo novo Jaguar XF Sportbrake.
A marca britânica garante que só foram precisos dois ensaios para toda a gente perceber que a carrinha Jaguar e Graham Bell estavam mais do que prontos para enfrentar este desafio, que implicava ultrapassar os 112.65 km/h.
Bell e este "Jag" não fizeram por menos e fixaram este Guiness World Record nos 189.07 km/h, mais 76 km/h que o antigo recorde. É um registo verdadeiramente impressionante, sobretudo porque a tentativa decorreu nos lagos gelados de Arjeplog, na Suécia, onde se registava uma temperatura de -28 graus.
"Estou muito orgulhoso por ter conseguido este Guinness World Record, mas foi um esforço de equipa com os engenheiros da Jaguar, que me ajudaram em todas as alturas. A XF Sportbrake permaneceu extremamente composta durante todo o tempo e deu-me confiança não só para bater o recorde como para o esmagar por uma enorme margem", afirmou Graham Bell.
Jaguar XF Sportbrake puxou esquiador Graham Bell a 189 km/h
Tal como o britânico referiu, o Jaguar XF Sportbrake revelou-se o parceiro perfeito para esta aventura e muito se deve à tracção integral e aos sistemas Adaptative Surface Response (AdSR) e All Surface Progress Control, que ajudam o carro a ganhar tracção mesmo em condições extremas, tais como as que se verificavam em Arjeplog.
O resto do trabalho ficou a cargo do bloco V6 a gasolina de 3.0 litros que debita 380 cv de potência. Este motor é capaz de levar a carrinha XF Sportbrake dos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos e conseguiu levar Graham Bell aos 189.07 km/h sem nenhuma dificuldade.