A participação da Jaguar nas corridas de Fórmula E, ainda que não muito bem sucedida, tem sido crucial para o mais rápido desenvolvimento do I-Pace, o SUV eléctrico que a marca pretende lançar já no próximo ano. Ao ponto de o responsável pelo programa desportivo da marca dizer que só assim o Jaguar I-Pace poderá estar ao nível de competir directamente com o Tesla Model X!
Esta passagem de dados entre a equipas de Fórmula E e o grupo de engenheiros que desenvolve o I-Pace tem sido constante e tem permitido avançar muito mais rapidamente na evolução do primeiro veículo eléctrico da Jaguar, segundo confidenciou Craig Wilson, director da Jaguar Racing, à revista britânica "Autocar".
"Na competição aprendemos a um ritmo muito acelerado tudo o que tem a ver com a gestão térmica, regeneração de energia, simulações, ‘software’ e algoritmos e tudo isso pode ser muito útil para o que fazemos na parte da indústria", comentou Wilson. É desta forma que a Jaguar consegue acelerar o processo de aprendizagem, recuperando o atraso que tem, no que respeita aos automóveis eléctricos, para a Tesla que encara como a sua grande concorrente.
Mas o responsável pela competição da Jaguar faz questão de referir que a partilha de informações não se faz numa única direcção:
"O grupo que trabalha no I-Pace também nos tem dado óptimas informações sobre protecções dos sistemas de alta voltagem que evitam problemas de fiabilidade. Tem havido um excelente entendimento entre as duas equipas, pois ambas precisam de trabalhar a fundo!".
A Jaguar pretende lançar o I-Pace – um SUV mais pequeno que o F-Pace e cujas formas são já conhecidas – durante o próximo ano, sendo o primeiro dos elementos de uma campanha mais ambiciosa; a marca pretende que, em 2020, cerca de metade da sua gama seja composta por automóveis eléctricos com híbridos. E também aqui a Fórmula E representa um papel importante, pois servirá de chamariz para atrair toda uma nova clientela para esta "nova" Jaguar!