A apresentação do Jaguar I-Pace, o primeiro automóvel eléctrico da fabricante britânica, só está marcada para o próximo dia 1 de Março mas a marca com sede em Coventry acaba de divulgar novas informações e novas imagens acerca do seu próximo modelo.
A Jaguar olha para este modelo como o "carro perfeito para o dia-a-dia, seja para uma viagem até à escola, seja para ir para o trabalho seja para lidar com temperaturas abaixo de zero". E foi a pensar nesta última característica que a marca britânica resolveu colocar este I-Pace à prova nos lagos gelados de Arjeplog, na Suécia, onde a temperatura pode descer até aos… -40 °C!
E essa era mesmo a dúvida de alguns potenciais clientes deste modelo, tais como Tony Westerlund, um possível cliente da Suécia, que questionou a Jaguar acerca da utilização deste I-Pace em condições… extremas, nomeadamente ao nível da estabilidade e do comportamento em neve e gelo.
Para lhe responder, os engenheiros da Jaguar acharam que a melhor resposta seria deixá-lo testar o carro nessas mesmas condições. E foi assim que o "desconhecido" Tony Westerlund acabou ao volante de um I-Pace em Arjeplog (ver vídeo abaixo).
Escusado será dizer que este Jaguar I-Pace passou com distinção no teste de Westerlund e em todos os testes extremos a que a Jaguar o submeteu. Mas se o facto do comportamento e das performances não ser afectado pelas baixas temperaturas impressiona, está longe de ser o maior "trunfo" deste modelo.
É que a marca britânica acaba de confirmar que 45 minutos serão suficientes para repor 80 por cento da autonomia total deste I-Pace, fixada em mais de 500 quilómetros.
Por confirmar está ainda as especificações do sistema propulsor. Porém, importa referir que o I-Pace Concept contava com uma bateria de 90 kWh e um propulsor eléctrico que produzia o equivalente a 400 cv de potência e 700 Nm de binário. Estes números permitiam-lhe passar dos 0 aos 100 km/h em cerca de quatro segundos.
Tal como referimos acima, a apresentação deste modelo está marcada para o próximo dia 1 de Março. Mas a primeira aparição pública só vai acontecer alguns dias depois, a 6 de Março, durante o Salão Automóvel de Genebra.