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Jaguar Heritage recupera o passado

12:03 - 17-08-2016
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O velho/novo Jaguar XKSS dos anos 50 vai ser apresentado em Novembro no salão automóvel de Los Angeles. Trata-se de uma novidade bem conhecida porque estamos a falar de um desportivo dos anos 50, surgido depois da Jaguar ter abandonado a competição em 1956, numa época em que tinha afirmado a sua supremacia nas 24 Horas de Le Mans.

Depois do adeus à competição, um número significativo de modelos D-Type ficaram na linha de montagem e muitos componentes não saíram dos caixotes. Sir William Lyons, o patrão da marca britânica, decidiu aproveitar esse material para realizar um D-Type para a estrada, visando o mercado americano.

No entanto, um incêndio na fábrica de Browns Lane destruiu nove dos 25 carros que já tinham sido produzidos, ou estavam em vias de conclusão. Nove unidades ainda foram vendidas para os Estados Unidos e o modelo foi esquecido até ser recentemente reassumido pela Jaguar Heritage.

Esta divisão do Grupo Jaguar/Land Rover está apostada em recriar o passado e está a produzir nove unidades do XKSS com as mesmas características dos modelos originais. São naturalmente réplicas, que podem ser vistas como o presente do passado, mas também um negócio muito rentável, como aconteceu com o Lightweight E-Type de 1964.

O E-Type Lightweight foi o primeiro projecto de sucesso da Jaguar Heritage. Entre 1963 e 1964 a Jaguar resolveu construir 18 modelos do E-Type destinados à competição, mas só foram realizadas 12, que mediram forças com modelos como o famoso GTO da Ferrari. Mais de 80 anos depois, a marca britânica decidiu recuperar o projecto do passado e construir os seis Lightweight que faltavam ao projecto inicial.

É uma réplica exacta do modelo de 1964 e destina-se a clientes interessados em participar em competições de carros históricos, mas também é como uma viagem no tempo. Para garantir a exactidão da forma, foi digitalizada uma carroçaria original. Isso fez toda a diferença, porque, graças ao recurso ao alumínio, permitiu reduzir o peso da carroçaria original do Jaguar E em 114 kg. Daí o nome Lighweight (baixo peso). Este modelo é mais do que um devaneio. Os objectivos são claros – visam mostrar a capacidade técnica da Jaguar Heritage, um departamento que foi criado para responder às necessidades de coleccionadores de automóveis clássicos, mas também uma fonte de receita. Os seis modelos produzidos foram rapidamente vendidos por um preço na casa de um milhão de euros, antes de impostos.


Jaguar E-Type Lightweight
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