A investigação no campo da condução autónoma já vai para lá para além da tecnologia que pretende transformar o condutor num passageiro do seu veículo e chega a aspectos como o comportamento humano.
Estudos recentes mostram que é necessário conquistar a confiança dos peões para este tipo de solução e o Grupo Jaguar Land Rover tem uma proposta criativa: adoptar "olhos" nos grupos ópticos dos veículos do futuro.
Desta forma fica evidente para o peão que o veículo pode vê-lo. Este projecto faz parte do programa "Autodrive" apoiado pelo governo britânico.
O sistema permite que o "olhar" do veículo seja evidente para quem circula a pé ou vai atravessar uma passadeira de peões, mostrando que os sistemas autónomos estão a funcionar.
Como é evidente os "olhos" do veículo não vêem nada. A detecção passa pelo sistema de sensores, camaras e radar, associados à condução autónoma, mas segundo os psicólogos que integram a equipa de investigadores, garante mais confiança a que coexiste com o automóvel.
Esta solução está a ser testada em laboratório por investigadores do comportamento humano e nada garante que venha a ser adoptada por automóveis reais, mas também nada impede que isso possa vir a acontecer.