É anunciado como o carro mais rápido do Mundo e, no site português, até já se aceitam reservas: o
Tesla Roadster poderá só estar disponível em 2020 mas causou enorme burburinho quando foi apresentado, de surpresa, ao mesmo tempo do
camião Semi!
Ficámos também a saber que a aceleração do Roadster até aos 100 km/h é feita em 2,1 s pois, até aqui, apenas tinham sido indicados os 1,9 s até aos 96 km/h, ou seja, as 60 mph, medida usada nos Estados Unidos. E confirma-se que este "roadster" que terá um tejadilho em vidro com espaço próprio para ser arrumado, ultrapassará os 400 km/h e terá autonomia de 1000 km.
Usará três motores eléctricos que proporcionarão quatro rodas motrizes, alimentando-se da energia armazenada em enormes baterias de 200 kWh de capacidade. A Tesla não anunciou dados quanto ao desempenho conjunto dos três motores, mas há quem tenha feito já uma estimativa de 1000 cv e 1027 Nm!
Através do site português, os interessados neste modelo de quatro lugares – embora os traseiros sejam para crianças ou de recurso em trajectos curtos – podem fazer a reserva do seu Tesla Roadster, embora em lado nenhum esteja afixado um preço… Mas sabe-se o que há a pagar e como para que a reserva seja efectivada.
Há duas opções: o Tesla Roadster normal ou um dos mil exemplares da chamada "Founders Series" que serão os primeiros a serem entregues. Os preços das reservas são muitíssimo diferentes, dando a entender que os preços também serão bastante distintos, tornando a "série dos fundadores" muito especial. Para reservar um exemplar desta última é preciso pagar… 215 mil euros, enquanto para o Roadster normal a reserva fica nos 43 mil euros. O pagamento é sempre feito da mesma forma, 4000 € logo no site em cartão de crédito e o restante por transferência bancária no espaço de 10 dias.
A Tesla alerta de que esta reserva apenas significa que passa a ter prioridade na entrega do Roadster, não tendo equivalência à aquisição do carro. Obviamente que, na altura da compra, será feito o acerto de contas em relação ao que já foi pago. Quem reservar o carro passará a ser contactado periodicamente pela Tesla, até chegar ao dia em que confirmará a sua encomenda, configurando o seu carro, antes do fabrico. Mas isso nunca acontecerá antes de 2020!