O Mercedes GLA 45 AMG de 381 cv surge como uma alternativa ao Porsche Macan no campo dos SUV compactos com genes desportivos e deixa de lado os BMW X1, Audi Q3 e Range Rover Evoque no "campeonato" das performances.
DESIGN. O GLA de 2017 não é muito diferente do modelo que surgiu em 2014. Face ao Classe A, afirma-se pelo aspecto mais robusto e pelo cuidado no detalhe de uma carroçaria onde o plástico faz a diferença no campo da imagem.
O apelo passa pelos detalhes da carroçaria, desde os plásticos às barras no tejadilho, sem esquecer as asas (ditas) aerodinâmicas. Face ao modelo anterior, como acontece em qualquer restyling, o desenho da grelha, os pára-choques e grupos ópticos evoluíram e foram radicalizados na versão AMG, onde as enormes tomadas de ar centrais e o amplo difusor traseiro fazem a diferença.
O talento da AMG para vincar a imagem de cada habitáculo, de acordo com o carácter de cada veículo, volta a justificar aplausos. Não há grandes diferenças face aos restantes modelos das gamas Classe A/GLA, mas há detalhes que fazem a diferença, sejam os frisos vermelhos nas tomadas de ar da ventilação ou a forma dos comandos. O carácter familiar do GLA não foi beliscado e isso é evidente numa bagageira com 421 litros de volume, que pode chegar aos 1 235 litros com os bancos traseiros rebatidos.
MOTOR. O motor 2.0 Turbo de quatro cilindros evoluiu. Ganhou 20 cv, passou a debitar 381 cv e oferece 540 Nm de binário entre as 2 250 e as 5 000 rpm. A caixa automática SpeedShift 7G-Tronic foi desenvolvida ao nível do escalonamento para potenciar o dinamismo da condução nas velocidades mais baixas e para reduzir o consumo de combustível na mais alta.
AO VOLANTE. Mal se toca no botão de arranque, o motor canta... Todos os AMG são tenores e mesmo este quatro cilindros tem um "pulmão" que parece um V6. A tecnologia faz milagres e pode enganar o ouvido, mas não engana o coração. Atrás do volante são as emoções que contam...
E este GLA 45 AMG não engana. Os 381 cv são puros-sangue e respondem a qualquer tipo de solicitação. Neste caso estamos a falar de um SUV, mas o seu habitat é a estrada ou a cidade. Esqueçam lá a opção "todos-os-caminhos" num modelo com esta potência. A tracção total permanente 4MATIC está presente, mas o seu grande objectivo passa por colocar no chão todos os "cavalos" do motor e não para abrir as portas fora do asfalto.
Numa condução normal, este GLA 45 AMG é um tracção à frente, mas a gestão electrónica passa a tracção para as rodas traseiras de acordo com a aderência e estilo de condução, graças ao "Pack AMG Dynamic Plus". A suspensão deste AMG não é tão seca como a de outros modelos do catálogo da marca de Affalterbach, mas o condutor pode optar pelos modos "Comfort" ou "Sport".
Nós gostámos da opção mais confortável. Não é tão "saltitona" no mau piso e garante um bom compromisso em curva. Mas a opção já é diferente ao nível da dinâmica de condução. O sistema AMG Dynamic Select permite optar por uma de quatro opções: "Comfort", "Sport", "Sport+" e Race. O modo "Comfort" tem tempo de resposta do motor no momento do "kick down". Por isso, gostámos mais das opções "Sport" ou "Sport+", já que a opção "Race" nos leva para caminhos mais radicais...
Estes modos de condução variam a rapidez da resposta do acelerador, a passagem das velocidades e o comportamento do controlo de estabilidade, alterando a dinâmica de condução. Por isso, cada um pode escolher o que mais lhe interessa a cada momento.
Este é um dos grandes trunfos de um "SUV urbano", à medida de quem privilegia a imagem e a diferença...
FICHA TÉCNICA
Motor |
4 cilindros |
Cilindrada (cc) |
1.991 |
Potência máxima (cv/rpm) |
381/6.000 |
Binário máximo (Nm/rpm) |
475/2.250-5.000 |
Velocidade máxima (km/h) |
250 |
0 a 100 km/h (s) |
4,4 |
Consumo médio (l/100 km) |
7,4 |
Emissões CO2 (g/km) |
171 |
Preço desde (€) |
68.381 |
Versão ensaiada (€) |
84.109 |
+ IMAGEM. A dinâmica de condução e o compromisso entre a eficácia da suspensão face às performances sem beliscar o conforto fazem a diferença
- FISCALIDADE. Continua a ser aberrante a fiscalidade numa "União" dita "Europeia": este modelo é um "bom carro" na Alemanha e um objecto de luxo em Portugal...