Qualquer hipercarro é sinónimo de um preço exorbitante, mas este Icona Vulcano Titanium "bate" toda a concorrência, já que custa cerca de 9 milhões de euros. Só para ter uma ideia do que este valor significa, custa três vezes mais do que um Ferrari LaFerrari ou que um Bugatti Chiron. Mas afinal o que é que está a comprar por este preço?
Icona Vulcano: Este hipercarro custa 9 milhões de euros
Antes de mais é importante perceber a história deste "vulcão", que nasceu em 2013 sob a forma de um concept, desenhado e desenvolvido pelo estúdio de design italiano (com base em Xangai) Icona. Nessa altura a empresa apresentou um modelo de motorização híbrida que produzia 950 cv de potência.
Mais tarde, em 2015, a Icona levou uma versão actualizada a Pebble Beach, sendo que a motorização híbrida que produzia 950 cv foi substituída pelo mesmo bloco de 6.2 litros que "alimenta" o Chevrolet Corvette ZR-1 e que debita 670 cv e 840 Nm de binário máximo. Mais tarde, em 2016, a Icona anunciou uma série limitada do Vulcano Titanium que iria custar 2,46 milhões de euros.
Mas a verdade é que isso nunca aconteceu e a Icona foi obrigada a repensar uma nova estratégia para o seu "híper", tornando-o num modelo único – "one-off" – com um preço estratosférico: 9 milhões de euros!
Este preço garante-lhe uma carroçaria em titânio e fibra de carbono que faz com que o Vulcano pese 1590 kg (mais 5 kg do que o Ferrari LaFerrari) e um motor de 6.2 litros (que continua a ser o bloco do Corvette ZR-1) que agora debita uns impressionantes 1000 cv de potência. Estes números permitem que o Vulcano acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.8 segundos e que vá até aos 354 km/h de velocidade máxima.
Somos obrigados a admitir que o design, obra de Samual Chuffart, que já passou pelo estúdio Bertone, é emocionante e que esta é a primeira vez que se usa de forma tão intensiva titânio num automóvel, mas é difícil justificar este preço, mesmo sabendo que quem o comprar nunca verá outro igual…