O Hyundai Kauai, o novo SUV compacto da marca sul-coreana, deverá estar prestes a fazer a sua estreia no mercado nacional, prometida para o mês de Novembro e com dois motores a gasolina. Porque o Diesel só no próximo Verão. Daí que o grande interesse se centre também na prometida versão eléctrica, esperada para a próxima Primavera e que, afinal… poderão ser duas!
Segundo informações de um site norte-americano, a marca coreana estará a desenvolver duas versões do Kauai EV, com baterias de capacidade distintas e, consequentemente, com autonomias bem diversas. Esperava-se que o Kauai montasse uma bateria com 40 a 50 kWh de capacidade, o que lhe daria uma autonomia em torno dos 250 km. Mas as notícias mais recentes dão conta de que a Hyundai poderá comercializar uma segunda versão – certamente um pouco mais cara –, com uma bateria de 64 kWh que já permitirá chegar aos 340 km de autonomia.
Para o Kauai eléctrico – que partilhará componentes com a versão "emissões zero" do Kia Niro eléctrico –, a Hyundai vai usar baterias da LG Chem e os rumores dão conta de que usará o mesmo motor do Chevrolet Bolt (que em Portugal será vendido como Opel Ampera-e), ou seja, com uma potência de 204 cv.
Começa a ser comum as marcas proporem diferentes baterias nos seus modelos eléctricos, tal como têm diferentes potências nos motores a combustão. Assim, permitem que os clientes optem por uma versão mais ou menos em conta, em função das necessidades de autonomia no seu dia-a-dia. Aos poucos, é todo um novo mundo que vamos descobrindo…