Pesquisa
Actualidade

Honda atinge 431 km/h com motor de 660cc

08:00 - 25-09-2016
  50
Honda atinge 431 km/h com motor de 660ccHonda atinge 431 km/h com motor de 660ccHonda atinge 431 km/h com motor de 660ccHonda atinge 431 km/h com motor de 660ccHonda atinge 431 km/h com motor de 660cc
Honda atinge 431 km/h com motor de 660ccHonda atinge 431 km/h com motor de 660ccHonda atinge 431 km/h com motor de 660ccHonda atinge 431 km/h com motor de 660ccHonda atinge 431 km/h com motor de 660cc
O recorde do Mundo de velocidade máxima para um carro de estrada pertence ao Bugatti Veyron Super Sport e está fixado nos 431,072 km/h, sendo que para tal precisou de recorrer a um enorme motor de 16.4 litros que produz 1200 cv de potência. No entanto, a Honda acaba de conseguir passar a marca dos 421 km/h recorrendo "apenas" a um motor de 660cc... e muita aerodinâmica!

A marca de 421.45 km/h foi alcançada nos lagos salgados de Bonneville, no estado do Utah (Estados Unidos), e além de garantir a este Honda S-Dream um novo recorde (homologado pela FIA)da sua categoria, ainda lhe dá o título do Honda mais rápido de sempre, pelo menos no que toca a veículos "terrestres", já que a marca nipónica também é conhecida por produzir aviões.

Este projecto, denominado "Bonneville Speed Challenge", arrancou no ano passado e contou com uma equipa de 16 engenheiros. O objectivo sempre foi bater um recorde com o propulsor de 660cc que equipa o Honda S660 roadster. Contudo, os 64 cv de potência que a versão de fábrica deste motor debita estavam longe de ser suficientes, e graças a várias modificações os engenheiros conseguiram passar este número para mais do triplo.

Ainda assim, a chave para este registo foi a aerodinâmica, que precisou de ser ajustada com base no "feedback" do piloto. Os testes em terreno japonês correram de forma exemplar, ainda assim, nos desertos de sal o piloto descobriu que por não existirem pontos de referência era muito difícil manter o veículo em linha recta. Isto obrigou a equipa a visitar o centro de desenvolvimento e performance da Honda, em Los Angeles, e alterar o desenho da capota de forma a melhorar a visibilidade. Foi um revés nos planos da equipa mas não impediu que o objectivo final fosse cumprido.

Recorde-se que o antigo Honda mais rápido do Mundo era um BAR Honda F1 altamente modificado e que em 2006, também em Bonneville, tinha conseguido chegar aos 397 km/h. Agora, resta saber qual é a próxima meta. É que a tendência é que estes recordes continuem a subir…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.