Pesquisa
Actualidade

Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!

14:30 - 18-11-2017
  76
Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!
Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!Há-de haver um novo Subaru WRX STI… mas deverá ser híbrido!
É inevitável que, quando qualquer apaixonado por automóveis ouça a palavra Subaru, seja imagem do Impreza WRX STI a primeira coisa que lhe salte à mente. É tão poderoso o apelo emocional daquele modelo que era, afinal, uma berlina desportiva, mas que construiu tão forte imagem no Mundial de Ralis, que não há forma de dissociar a Subaru do Impreza no imaginário dos "racers"…

Daí que, quando a marca nipónica anunciou o fim, sem substituição, da versão WRX STI do Impreza, tenha deixado um enorme vazio nos seus admiradores. Que há-de ser colmatado porque, segundo o responsável de vendas e marketing da Subaru Europe, David dello Stritto, o WRX STI há-de voltar um dia, apenas não se sabe exactamente quando por a marca ainda estar a equacionar… sob que forma se dará esse regresso.

Prova dessa vontade foi a apresentação, há menos de um mês, no salão de Tóquio, do Viziv Performance Concept, protótipo que antecipa uma berlina desportiva e que assenta como uma luca no conceito do futuro Impreza WRX STI. Foi uma clara "declaração política" de vontade de regressar a esse modelo de sucesso praticamente garantido, em especial se for pintado naquele azul vivo metalizado que foi celebrizado pela equipa oficial de ralis, alinhada pela Prodrive!

O problema da Subaru é a mecânica a utilizar numa versão que terá de ter prestações únicas no seu segmento e, segundo Dello Strito, o atraso na decisão final está relacionado com a expectativa em que a marca se encontra para ver em que direcção caminha o mercado. Porque o actual motor "boxer" (cilindros opostos) de 2,5 litros e turbocompressor é "carta fora do baralho", por não ter a mínima hipótese de passar nas regulamentações cada vez mais restritivas das emissões de CO2…

Uma das mais fortes possibilidades é recorrer a uma mecânica híbrida, em que o motor eléctrico complementará a cavalagem que o propulsor a gasolina não conseguir dar, com a vantagem adicional de proporcionar respostas imediatas. Ou seja, uma abordagem aos híbridos não tanto na vertente da poupança mas mais sob a óptica da Porsche, de aproveitar a parte eléctrica para aumentar ainda mais o potencial total da mecânica.

Sabe-se que este é um dos caminhos que está a ser estudado na Subaru que apresentou há não muito tempo a sua nova Plataforma Global que já foi concebida a pensar em veículos híbridos… Não querendo confirmar, obviamente, nenhuma destas novidades, referindo apenas que é uma das opções que está a ser estudada, David dello Stritto garantiu: "Vai realmente haver um novo WRX STI, mas vai ainda demorar algum tempo".
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.