Não dá qualquer prémio mas é um título de prestígio e que não há nenhum grande grupo que não goste de o brandir: o de maior construtor automóvel do Mundo! Nos últimos anos tem sido uma luta tremenda entre a Toyota e o Grupo Volkswagen mas, em relação aos números de 2017, surpresa, aparece a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi a reivindicar o primeiro lugar mundial!
Por estranho que pareça, o que irá decidir o título de maior construtor automóvel são… os veículos pesados, ou seja, os camiões. E, aí, a balança cairá mesmo para o lado do grupo alemão, graças às quase 205 mil unidades vendidas pela Scania e MAN, ambas marcas do Grupo VW! Obviamente que Carlos Ghosn reivindica o primeiro lugar para a Aliança por supostamente se tratar apenas de automóveis. Apenas a Renault anunciou os seus números, com 3,76 milhões de unidades (incluindo a romena Dacia, a coreana Samsung e a russa Avtovaz), mas o crescimento da Nissan e também da Mitsubishi permitiu à Aliança atingir aquele valor de 10,6 milhões.
A questão é que, nestas contas anuais, os camiões sempre entraram na soma final. Nos números da Toyota que lhe deu a liderança durante alguns anos também entravam as vendas da marca de camiões Hino. E nos números da Aliança entram também alguns comerciais pesados da Renault. Só não entram os camiões porque esse negócio foi vendido à Volvo em 2000 que manteve a marca Renault mas, na verdade, as vendas já não podem ser atribuídas à Aliança. Assim, a conclusão é de que, pelo segundo ano consecutivo, o Grupo VW é considerado o maior construtor mundial, posição que os alemães esperavam atingir… em 2018!
Durante 70 anos foi a General Motors quem liderou o comércio mundial automóvel, tendo uma liderança indiscutível, pela forte presença em todos os continentes. Foi quase um choque quando a GM perdeu o primeiro lugar em 2007 para a Toyota que o manteve até 2015, com excepção do ano de 2011 em que, devido ao "tsunami" que varreu o Japão, a GM recuperou a liderança. Em 2016 o Grupo VW atingiu o seu grande objectivo dois anos antes daquilo a que se propunha, mas agora já percebeu que tem um novo concorrente à altura. A luta este ano vai ser tremenda, quase carro a carro!