Pesquisa
Actualidade

Grupo VW entra na guerra das… fábricas de baterias!

18:00 - 03-06-2016
  50
Grupo VW entra na guerra das… fábricas de baterias!Grupo VW entra na guerra das… fábricas de baterias!Grupo VW entra na guerra das… fábricas de baterias!
Grupo VW entra na guerra das… fábricas de baterias!Grupo VW entra na guerra das… fábricas de baterias!Grupo VW entra na guerra das… fábricas de baterias!
Ainda há dias lhe mostrámos a famosa Gigafactory com que a Tesla quer dominar o mercado das baterias para os automóveis eléctricos e de que irá inaugurar o primeiro "corpo" no final de Julho. Mas este é só o começo da… guerra que se irá travar pelo controlo da mobilidade eléctrica! Porque já há uma segunda movimentação: o Grupo VW diz-se disposto a investir 10 mil milhões de euros numa fábrica semelhante à Gigafactory da Tesla!

"Há vários cenários a serem discutidos para a nossa estratégia futura e uma coisa desse género é claramente uma hipótese provável"
, declarou Frank Witter, director financeiro do Grupo. Para a expansão da gama de veículos eléctricos, algo que é considerado fundamental para a sobrevivência de um grande grupo como a VW, o controlo da produção de baterias é crucial porque esse é um dos factores mais importantes no preço final dos automóveis.

E o Grupo VW tem um ambicioso plano que prevê introduzir, até 2020, pelo menos vinte modelos eléctricos ou híbridos "plug-in", para os quais necessitará de baterias de iões de lítio. Dois desses modelos serão concorrentes directos dos Teslas, a já anunciada berlina eléctrica da Porsche antecipada pelo "concept" Porsche Mission E e um Audi também anunciado pelo protótipo e-tron quattro.

Já no presente a VW vende versões eléctricas do up! e do Golf, além de versões híbridas "plug-in" dos Golf e Passat, dos Audi A3 e Q7 e dos Porsche Panamera e Cayenne. A Porsche já anunciou a "hibridização" de toda a sua gama, até da futura geração do 911! Ou seja, as 12 marcas que compõem o Grupo VW irão exigir cada vez mais baterias de iões de lítio para os seus modelos, pelo que fará sentido aquele investimento, de forma a garantir a auto-suficiência e controlo de custos.

Salzgitter, 55 km a sul de Wolfsburg, sede da VW, já foi apontada como a localização provável da futura fábrica de baterias. O investimento de dez mil milhões de euros é gigantesco – recorde-se que, na Gigafactory, a Tesla dividiu os custos numa parceria com a Panasonic –, mas o Grupo VW estima que terá de vender cerca de um milhão de veículos eléctricos anualmente em todo o Mundo, em 2025, se quiser cumprir as normas ambientais… O problema será sempre a mudança de mentalidades!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.