Pesquisa
Notícias

Governo francês pode vender participações na PSA

15:56 - 25-05-2016
  3
Governo francês pode vender participações na PSA
Segundo avança o Les Echos, o Governo francês está a ponderar vender a sua participação de 14% na PSA, grupo que detém a Peugeot, a Citroen e a DS.

Apesar de não estar nenhuma decisão tomada e das partes envolvidas se terem recusado a comentar este rumor, sabe-se que a enorme valorização das acções do Grupo PSA é um dos motivos que leva o Estado gaulês a pesar os prós e contras desta venda.

O valor da participação governamental na PSA quase duplicou nos últimos dois anos, tendo em conta que foi comprada por 800 milhões de euros numa altura em que a empresa estava próxima da falência.

Ainda assim, há um elemento que pode complicar a venda. É que a participação do Estado francês – adquirida em 2014 - foi pensada para igualar uma parcela de 14% comprada pela empresa chinesa Dongfeng Motor Group, de forma a equilibrar o controlo do Grupo.

Carlos Teixeira, CEO da PSA, está empenhado em perceber qual o próximo passo para o Grupo e para o seu objectivo "Back in the Race", já que a empresa registou um prejuízo de mais de 8 biliões de euros entre 2012 e 2014 e no ano passado voltou a respirar, tendo anotado um lucro de 1.2 biliões.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.