Os complexos problemas por que o Grupo VW tem passado nos últimos tempos obrigaram a desacelerar um pouco o plano de lançamento de novos produtos e um dos modelos cuja renovação foi atrasada foi o Audi A3. Agora, a futura geração tem "nascimento" previsto apenas para 2019 começando, como de costume, pelas carroçarias de dois volumes, de três portas e o Sportback de cinco portas.
Mas a próxima geração poderá ter uma novidade, com mais uma carroçaria a juntar-se àquelas duas e ao Sedan e ao Cabrio: uma berlina-coupé com que a Audi pretende conquistar também algum do sucesso que a Mercedes tem conseguido com a família CLA (berlina e "shooting brake").
Trata-se, neste caso, de arranjar uma berlina com forte apelo emocional (ou seja, do ponto de vista estético) e que permita colmatar o nicho que ainda existe entre o A3 e a berlina A4. Foi o que a Mercedes conseguiu com o CLA a cobrir na perfeição o "buraco" entre os Classe A e C, aumentando muito as suas vendas.
A Audi vai querer uma fatia desse sucesso para si e aposta mesmo em dar a essa versão berlina-coupé um visual ligeiramente diferente para que se destaque na sua gama. A inspiração poderá ser o protótipo TT Sportback Concept apresentado no salão de Paris de 2014, destacando-se a enorme "boca" que poderá ser reproduzida, embora em menor escala, no novo modelo. Os faróis estreitos em LED e as ópticas traseiras muito finas serão outros sinais particulares desta variante mais… sedutora.
Por outro lado, será mais um modelo para o catálogo da Audi que não pára de aumentar, rumo ao objectivo da marca de Ingoltadt de oferecer 60 modelos à entrada da nova década. Este novo A3 tem lançamento previsto precisamente para 2020. O que está ainda por decidir é como se chamará esta variante de carroçaria, já que o Sportback utilizado, por exemplo, pela berlina-coupé do A5, já está "tomado" pela versão de 5 portas do A3. Mas ainda há tempo para reflectir sobre o assunto…