Pesquisa
Tome Nota

Fim dos carros a combustão em 2035: braço de ferro entre França e Alemanha

10:29 - 14-03-2023
 
Fim dos carros a combustão em 2035: braço de ferro entre França e Alemanha

A Alemanha continua a somar apoios à sua oposição à proibição da venda de veículos novos com motores térmicos na União Europeia (UE) a partir de 2035.

Portugal participou esta segunda-feira na cimeira promovida pela República Checa que reuniu oito Estados-membros em Estrasburgo, França.

A reunião juntou fisicamente os ministros de Itália, Alemanha, Polónia e República Checa, segundo fonte do Ministério dos Transportes italiano

Os representantes da Hungria, Roménia, Eslováquia e Portugal acompanharam os trabalhos por videoconferência.

Volker Wissing, ministro dos Transportes alemão, confia que o seu país chegue esta semana a acordo com a Comissão Europeia (CE) sobre uma solução para a dita proibição.

Já Matteo Salvini, vice-presidente do governo italiano e ministro dos Transportes, afirmou que a proibição destes veículos pela CE é "uma prenda para a China".

A norma Euro 7, que deverá entrar em vigor a 1 de Julho de 2025, visa combater a poluição através da redução drástica de todas as emissões nocivas para a atmosfera e aumentar a presença de veículos limpos.

O ministro da Economia francês sustentou à rádio France Info a manutenção do objectivo para o fim da venda de veículos com motores térmicos na UE em 2035.

Para Bruno Le Maire, qualquer adiamento é um erro para o ambiente mas também para a economia.

"Há um atraso [da Europa] de cinco a dez anos no veículo eléctrico em relação à China", argumentou o governante.

Esta segunda-feira, o comissário europeu do Mercado Interno disse em Paris, que "o processo democrático" sobre o fim da comercialização de veículos com motores térmicos em 2035 ainda não terminou, e que poderá haver ajustes.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.