A Ferrari quer que 60% da sua produção seja de modelos híbridos e elétricos até 2026, para depois atingir os 80% no final desta década.
O plano foi anunciado esta quinta-feira pelo presidente executivo da cavallino rampante na apresentação do novo plano estratégico 2022-2026 aos investidores na sede da construtora em Maranello.
"A electrificação é uma forma de melhorar o desempenho" dos desportivos da Ferrari, sublinhou Benedetto Vigna.
"Vamos desenvolver um carro eléctrico que proporcionará as mesmas emoções quando se guia uma Ferrari tradicional".
Já o director comercial Enrico Galliera confirmou que o primeiro modelo totalmente eléctrico da Ferrari será apresentado em 2025, e que será 100% desportivo, embora sem avançar com detalhes técnicos.
A acelerar a transição para a electromobilidade está a expansão da fábrica de Maranello, para criar uma terceira linha de produção dedicada ao fabrico de veículos híbridos e eléctricos.
Um novo edifício fabril será dedicado à produção de sistemas motrizes eléctricos e híbridos, bem como ao desenvolvimento e montagem de baterias eléctricas.
"A construção desta unidade será concluída em 2025", a tempo do lançamento do primeiro modelo 100% eléctrico, garantiu Enrico Galliera.
O investimento total deverá atingir os 4,4 mil milhões de euros entre 2022 e 2026, com 75% a ser alocado ao desenvolvimento de produtos, e os restantes 25% à infra-estrutura.
Até 2026, 40% do investimento em produtos será aplicado no fabrico de carros híbridos e 35% em veículos totalmente eléctricos, segundo o novo plano estratégico da Ferrari.
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