A Ferrari apresentou aquele que será o modelo mais acessível da sua gama durante o Salão Automóvel de Frankfurt. O Portofino deve o seu nome a uma pequena vila no norte de Itália e chega-se à frente como um substituto do California T.
O Ferrari Portofino pretende ser um modelo para o prazer da condução do dia a dia. A bagageira foi redesenhada para carregar até duas pequenas malas com capota rebatida, que pode ser aberta ou fechada em apenas 14 segundos.
No habitáculo, com apenas dois verdadeiros lugares, há uma evolução importante no campo do info-entretenimento, onde o ecrã de 10,2 polegadas funciona como interface para as mais diversas funcionalidades. A regulação dos bancos foi evoluída, a climatização melhorada e o desenho de um novo deflector aerodinâmico permite reduzir em 30% a turbulência numa utilização descapotável.
Com a adopção de componentes leves e novas técnicas de produção foi possível reduzir o peso do carro. A potência também foi aumentada em 40 cv, em relação ao California T, melhorando a performance e conseguindo ainda uma redução de emissões. A direcção eléctrica foi introduzida pela primeira vez no modelo, tal como a terceira geração do diferencial electrónico e a mais recente evolução do controlo electrónico de suspensão integrado.