A Ferrari e a Aston Martin vão ser multadas pela União Europeia por terem falhado os objectivos de emissões a que se tinham proposto para 2015.
Ainda assim, por culpa do número reduzido de veículos que estas duas fabricantes produzem anualmente, as multas são tão residuais que nem se vão fazer sentir nos respectivos orçamentos.
De acordo com a "Automotive News Europe", a marca de Maranello vai receber uma multa no valor de 410,760 euros, ao passo que a fabricante com sede em Gaydon apenas terá de pagar 36,370 euros.
Mas se a Ferrari e a Aston Martin não conseguiram cumprir a meta que tinha sido traçada, quase todos os fabricantes foram bem sucedidos nesse objectivo. No seu relatório anual, a Agência Europeia do Ambiente (EEA) revelou que em 2015, os carros novos vendidos na União Europeia emitiram uma média de 119,5 gramas de CO2 por km, oito por cento abaixo da meta de 130g/km que tinha sido estabelecida para esse ano.
Contudo, a referida agência já deixou um aviso a quatro fabricantes para que acelerem a redução de emissões das suas frotas, caso contrário não vão conseguir cumprir o objectivo para 2020/21 (95 g/km). Trata-se do Grupo Fiat Chrysler Automobiles, da Opel, da Ford e da BMW.
Por outro lado, a Agência Europeia do Ambiente já tranquilizou a Peugeot, Citroën, Renault e Toyota, admitindo que estas fabricantes já estão muito próximas de atingir as metas traçadas para 2020/21. A marca do leão foi mesmo a que registou um nível de emissões mais baixo em 2015, 104 g/km. Logo depois surge a Citroën e a Renault, ambas com 106 g/km, seguidas pela Toyota, com 108 g/km. Já a Jaguar/Land Rover foi quem registou as emissões mais altas, com uma média de 164 g/km.