António Félix da Costa venceu este domingo as 8 Horas de Portimão na categoria LMP2, prova pontuável para o Mundial de Resistência, dominada pela Toyota.
A segunda ronda do campeonato correu-se sem público em Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve, numa prova dominada pela Toyota na categoria principal LMP1.
O piloto português da equipa Jota conseguiu ultrapassar o colega de equipa Tom Blonqvist a seis minutos do final, batendo o sueco por 4,689 segundos.
Félix da Costa terminou a prova portuguesa na quarta posição da geral, a quatro voltas dos dois Toyota oficiais.
A vitória coube ao suíço Sébastien Buémi, que faz equipa com o japonês Kazui Nakajima e o neozelandês Brendon Hartley.
O triunfo foi obtido após a Toyota ter dado ordens para o trio ultrapassar o outro GR010 híbrido a dez minutos do final da prova, conduzido pelo argentino José Maria Lopez, o britânico Mike Conway e o japonês Kamui Kobayashi.
"Foi uma corrida dura", frisou Buemi. "Desta vez as regras internas jogaram a nosso favor e estou contente que tenha terminado assim".
O volante helvético cortou a meta com 1,8 segundos de vantagem sobre os colegas da Toyota e 1.08,597 minutos sobre o Alpine do brasileiro André Negrão, que fez equipa com os franceses Matthieu Vaxiviere e Nicolas Lapierre.
António Félix da Costa, que tem como companheiros de equipa o mexicano Roberto González e o britânico Anthony Davidson, ficou na quarta posição da geral, a quatro voltas dos vencedores.
Com a ausência de Filipe Albuquerque, assumiu a liderança do campeonato LMP2, com 56 pontos, e oito de vantagem sobre Phil Hanson.
"Foi incrível, foi um esforço de equipa. Vencer em casa é incrível!", sublinhou o piloto de Cascais. "Neste momento [de pandemia], estar aqui ou em Fuji [Japão] é igual, mas é mais um item da minha lista que já cumpri".
Entre os hiper carros, o Toyota GR010 híbrido de Beumi, Nakajima e Hartley lidera o campeonato, com 63 pontos. Nos GTE Pro, a vitória sorriu ao britânico James Calado e ao italiano Alessandro Pier Guidi, da Ferrari.
A tripla italiana, constituída por Roberto Lacorte, Giorgio Sernagiotto e Antonio Fuoco, da Ferrari, venceu entre os GTE Am.
A próxima ronda do Mundial de Resistência será a das 6 Horas de Monza, a 18 de julho, em Itália.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?