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Farto de riscos na pintura? Use uma caneta de retoque como um mestre!

12:11 - 18-10-2020
 
Farto de riscos na pintura? Use uma caneta de retoque como um mestre!Farto de riscos na pintura? Use uma caneta de retoque como um mestre!Farto de riscos na pintura? Use uma caneta de retoque como um mestre!Farto de riscos na pintura? Use uma caneta de retoque como um mestre!Farto de riscos na pintura? Use uma caneta de retoque como um mestre!Farto de riscos na pintura? Use uma caneta de retoque como um mestre!Farto de riscos na pintura? Use uma caneta de retoque como um mestre!
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Riscos, pintura e carro: três palavras que nenhum automobilista gosta de associar por significarem uma factura que pode ser bem pesada na oficina.

Mas, será que vale a pena ir a um "bate-chapa" apenas para eliminar aquele arranhão que nos irrita sempre que olhamos para ele?

É justamente para resolver essas situações que a caneta de retoque de pintura pode ser muito útil… e amiga da carteira!

A caneta de retoque é muito fácil de usar, mesmo se nunca o tiver o feito, e não exige outros materiais para fazer a reparação.

É muito eficiente e com um resultado quase imediato, resistindo aos raios ultravioleta e às intempéries. Uma aplicação é o suficiente para retocar a pintura.

Claro que há passos a seguir antes de aplicar essa solução. Um mau uso pode deixar a pintura num estado ainda pior do que antes!

Escolha a cor correcta

Sim, a frase deste subtítulo pode parecer ridícula à primeira leitura mas é preciso compreender que não se está a falar de um fluido transparente que apenas cobre os danos sem realmente disfarçá-los.

Antes de mais nada, é essencial conseguir uma caneta de retoque da cor exacta da pintura da viatura, de preferência acompanhado de um verniz transparente.

À partida, basta saber a referência da cor do automóvel, já que as tonalidades usadas por cada marca são muito distintas e adquiri-la numa plataforma informática de vendas de acessórios auto ou em centros de reparação automóvel.

Limpe bem a área a pintar

Descoberta a cor correcta da pintura do automóvel, pode deitar mãos à obra… começando por limpar a área afectada de impurezas, manchas e outras imperfeições.

Um pano macio em algodão ou microfibra é o ideal para esta operação, por não deixar resíduos. Só então, com a área do risco já seca, pode "atacar" a pintura.

Primeiro, no entanto, é conveniente testar a caneta de retoque numa zona discreta da carroçaria para ver para ver o resultado.

E, como é óbvio, pode sempre aceder a uma plataforma informática dedicada à pintura automóvel para diminuir os riscos de qualquer erro.

Retocar com precisão

Para entender completamente o processo, é aconselhável perceber qual é a profundidade do risco ou do arranhão.

Ao aplicar a tinta da caneta de retoque nesse "buraco", tenha toda a atenção para que ela não passe para a pintura original.

Não tenha pressa: agite bem a caneta e aplique uma camada bem fina apenas onde for necessário.

O ideal é aplicar algumas gotas e espalhar onde necessário com um pincel muito, mas muito fino, para que consiga controlar a quantidade de tinta aplicada.

Secar e proteger a reparação

Operação terminada? Nem por isso! Primeiro, é preciso deixar a tinta secar, uma etapa que pode ser agilizada com um vulgar secador de cabelo.

Só então se passa à última etapa para proteger a pintura. Como o retoque será sempre mais recente do que a pintura original, é necessário pensar como pode ser protegido e evitar que se destaque com o tempo.

Passar um abrasivo muito ligeiro para normalizar e aperfeiçoar a superfície permite camuflar o retoque.



Pode, depois aplicar um pouco de verniz transparente, que normalmente acompanha a caneta de retoque, e polir a área para que a diferença seja o mais invisível possível.

Saiba que, com o tempo, o retoque bem feito de um risco na pintura quase o pode fazer duvidar onde é que ele se encontrava. Basta alguma paciência e mão firme na reparação!

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