É já na próxima terça-feira, no primeiro dia do CES, a maior feira de electrónica do Mundo, em Las Vegas, que a já famosa Faraday Future apresentará, enfim, o seu primeiro automóvel de produção. Esta é a boa notícia, no meio de rumores sobre graves problemas financeiros para esta nova marca que ainda… nem o é e a confirmação da saída de directores de renome que davam credibilidade a todo o projecto.
O primeiro carro da Faraday Future – uma "startup" fundada na Califórnia (Estados Unidos) mas com capitais chineses – é aguardado com enorme expectativa por ser anunciado como o primeiro ataque directo à popularidade da Tesla. O seu primeiro modelo é um "crossover" que, na fase final de testes, exibiu potencialidades dinâmicas exuberantes, com vários vídeos a mostrarem arranques em que bateu um Ferrari 488, um Bentley Bentayga e… um Tesla Model X. A marca anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/ em menos de 3 s!
Designado internamente por "Project 91", assenta numa plataforma especialmente concebida para veículos eléctricos, com as baterias a ocuparem todo o chão do carro, libertando imenso espaço no interior. Os "teasers" até agora divulgados mostram também que recorrerá à iluminação por LED’s de última geração. E deverá ter equipamento de luxo e interior requintado já que, segundo a agência Reuters, este primeiro modelo (que será comercializado apenas em 2018) irá custar entre 150 e 200 mil dólares, ou seja, muito acima do mais caro dos Tesla!
O plano da Faraday Future é, um ano depois, lançar o "Project 81", igualmente um "crossover" mas mais pequeno, seguindo-se um terceiro modelo em 2020. Até 2026, a Faraday Future pretende ter uma gama de uma dúzia de automóveis. Este é o lado brilhante e "glamoroso" da história desta nova marca de automóveis puramente eléctricos.
Mas por cima do brilho de Las Vegas, muitas nuvens negras pairarão… Notícias de gravíssimos problemas financeiros, dívidas avultadas, processos em tribunal já colocados por fornecedores e saídas da empresa de dirigentes cruciais ao fim de apenas alguns meses na companhia podem manchar o que o multimilionário chinês por trás da empresa deseja ser um arranque em grande…
Apenas ao fim de sete meses como responsável comercial e de marketing, o italiano Marco Mattiaci – que abandonou o cargo de presidente da Ferrari North America e já tinha sido director da Scuderia Ferrari de F1! – bateu com a porta, sendo seguido por Jörg Sommer, vice-presidente para o marketing, ex-executivo da VW e com passagens pela Mercedes e Renault… Isto a duas semanas da apresentação do novo carro. E como se isso não bastasse para fazer soar os alarmes, Ding Lei, global CEO da empresa, também abandonou o cargo. Ainda que a fabricante nunca tenha apontado um CEO oficial, é sabido que Ding Lei era um elemento chave dentro da empresa, ainda que tenha exercido estas funções em simultâneo com a sua posição executiva na LeEco, uma das principais investidores deste projecto.
Demissões ligadas às notícias de dívidas superiores a 67 milhões de dólares a fornecedores que terão colocado em "stand by" a construção da "faraónica" fábrica de 1,3 mil milhões de dólares, no Nevada. E como uma coisa leva à outra, aquele estado americano já começou a pressionar a Faraday Future por lhe ter concedido 300 milhões de dólares em benefícios fiscais para aí instalar a dita fábrica…
Veremos se, na próxima terça-feira, por entre os brilhos dos holofotes do CES, em Las Vegas, assistiremos ao nascimento glorioso de uma nova marca ou, como em muito do que se passa na "cidade do pecado", será apenas mais… um "flop" de plástico!