A
Mercedes Classe X é uma das maiores apostas da Mercedes para este ano e assinala a estreia da marca de Estugarda no mercado das pick-up premium. Mas se o protótipo Classe X brilhou no Salão de Genebra, há quem considere que este modelo da Mercedes é "terrível" e "desapontante".
Quem o diz é Hendrik von Kunheim, vice-presidente da BMW para os mercados da Ásia/Pacífico e da África do Sul.
"Quando se olha para o nosso rival alemão de Estugarda acho que esse produto [Classe X]
é terrível. Era de esperar algo mais sério. Vi esse carro em Genebra e fiquei desapontado. Muito desapontado. Eles podem fazer mais, porque constroem carros fantásticos. Mas este é desapontante", afirmou Hendrik von Kunheim em declarações à publicação "Motoring".
Mas ainda que von Kunheim se mostre desiludido com esta proposta da Mercedes, reconhece que o segmento das pick-up de luxo é interessante e que alguns engenheiros da BMW têm estado a investigar esse tipo de veículos.
"Tenho conhecimento que engenheiros da BMW examinaram ao detalhe o que é preciso. Pessoalmente, e depois de estar na Austrália durante mais de três anos, acredito que há espaço para uma pick-up de luxo, algo que ainda não existe neste momento", revelou von Kunheim.
"Acredito que a nossa empresa pode desempenhar um papel fundamental neste nicho, mas é uma questão de tempo até isso acontecer. Para mim é simples. Se o mercado dos SUV chegar aos 60 ou 70 por cento então haverá espaço para uma pick-up", concluiu o dirigente da fabricante de Munique.
Recorde-se que a Mercedes Classe X tem por base a Nissan Navara, com a marca de Estugarda a "emprestar" a sua habitual qualidade de construção do habitáculo e um desenho exterior que nos remete para outros modelos da gama da marca.
Isto levanta-nos uma questão muito particular. Será que a BMW vai produzir a sua pick-up a partir do zero ou também vai recorrer a uma parceria externa? Convém não esquecer que o
novo BMW Z4 foi desenvolvido em paralelo com o
Toyota Supra. E a Toyota Hilux é uma das pick-up mais vendidas de sempre…