O valor a pagar por um automóvel clássico muitas vezes não conhece limites, já que há quem esteja disposto a gastar o que for necessário para garantir levar o carro em questão para casa. O exemplo mais recente disso é um Renault 5 Turbo 2 vendido por 103.500 euros num leilão da Bonhams.
É um dos valores mais altos de sempre para este "hot hatchback" dos anos 80, um pequeno desportivo limitado a apenas 3.200 unidades e que pode ser visto como a versão – muito – apimentada do mítico Renault 5.
Poucos exemplares do Renault 5 Turbo envelheceram tão bem quanto este R5 Turbo 2 de 1983 e isso ajuda a explicar os mais de 100 mil euros que arrecadou em leilão. Soma apenas 51.681 quilómetros e como se pode ver nas imagens (ver galeria acima) está em condições perfeitas, quer ao nível do habitáculo quer ao nível da carroçaria.
De acordo com um certificado emitido pela Renault Classic e que acompanha este exemplar, este R5 saiu da fábrica no dia 29 de Novembro de 1983 e foi entregue ao seu proprietário poucos dias depois, no concessionário Renault SARAC, na região de Thiers, em França.
Depois de 20 anos em França, onde passou pela mão de dois proprietários, este R5 Turbo 2 com o número de chassis #VF1822000E0000338 foi comprado por Doug Blair, conhecido coleccionador de automóveis do Reino Unido.
Recorde-se que o Renault 5 Turbo nasceu como uma homologação especial para os ralis. Apresentado no Salão Automóvel de Paris de 1978, equipava um motor de 1.4 litros com 158 cv montado em posição central traseira e que enviava toda a potência para o eixo posterior.
Estavam reunidos os elementos para criar um automóvel revolucionário e o R5 Turbo não desiludiu. Passava dos 0 aos 100 km/h em 7,0 segundos e conseguia acelerar até aos 260 km/h de velocidade máxima.
Estes números impressionam, mesmo nos dias de hoje, e se isso não for suficiente para o convencer do "poder" deste pequeno desportivo francês, convém lembrar que arrecadou vários triunfos no mundial de rali, bem como nos campeonatos de França e Espanha.