À partida, esta seria apenas mais uma história de um clássico que irá a leilão e acabará a fazer as parangonas dos jornais com um resultado final na casa das dezenas de milhões de euros… Mas o caso particular deste Jaguar D-Type de 1956 envolve uma história curiosa que merece ser contada, deixando os milhões lá mais para o fim, até porque o leilão da Gooding & Company em Scottsdale (Arizona, EUA) apenas se realizará em Fevereiro.
Mas a grande curiosidade em torno deste D-Type é ter sido um dos primeiros negócios de um jovem vendedor de automóveis de nome… Bernard Ecclestone. Exactamente, o Bernie Ecclestone que viria, mais de duas décadas depois, a tornar-se no "manda-chuva" da Fórmula 1 e a construir uma das maiores fortunas do Reino Unido!
Naquela altura, Ecclestone era apenas um remediado vendedor de automóveis que procurava singrar na vida, mas mostrava já a determinação e a propensão a correr riscos que o levariam longe. Em 1956 soube que o concessionário da Jaguar de Manchester, a Jaguar Henlys, estava com dificuldades em encontrar comprador para este D-Type vermelho e arriscou a sua aquisição.
Com um bom palmarés embora em provas nacionais e em perfeito estado de conservação, incluindo o motor original, este Jaguar D-Type de 1956 será o carro mais importante do leilão da Gooding & Company, podendo atingir uma verba entre os 8,5 e os 10,3 milhões de euros.