Vem aí mais uma venda de milhões! Será em Agosto, em mais um leilão em Monterey (Estados Unidos), levado a cabo pela agência Sotheby’s e basta contar com um Ferrari 365 GTB/4 Daytona Spider para os cifrões se começaram a amontoar… Mas, neste caso específico, estamos em presença de um exemplar ainda mais especial, capaz por isso de fazer o preço passar largamente a fasquia dos dois milhões de euros.
Este Ferrari 365 GTB/4 Daytona Spider de 1972 recebeu a alcunha do… "Spider escondido", pois já não aparecia nestes leilões de grandes modelos clássicos – que vão rodando com uma cadência regular – há 33 anos! Desde 1983 que foi comprado e mantido sempre na mesma família, tendo passado os últimos vinte anos bem guardado e preservado numa garagem.
Não são ainda conhecidos muitos detalhes acerca desta unidade que tem o chassis n.º 15007, é a 40.ª das 121 unidades produzidas deste modelo e foi feito propositadamente para o mercado norte-americano, como demonstra o conta-quilómetros e o velocímetro, escalados em milhas. E é visível que, apesar dos seus cerca de 45 anos de idade, está quase como novo, tendo percorrido 36.513 milhas, ou seja, 58.749 km.
O Ferrari Daytona é dos mais valiosos neste tipo de leilões. A versão Spider foi lançada cerca de um ano depois da variante "coupé", contando com o mesmo motor V12 de 4,4 litros e 352 cv com… seis carburadores Weber. Aquele que seria o último Grande Turismo descapotável feito pela Ferrari contava com caixa de cinco velocidades, tendo o chassis suspensão independente à frente e atrás, além de travões de discos às quatro rodas.
Em Fevereiro deste ano, um carro semelhante, embora de 1973 e com a carroçaria trabalhada por Scaglietti, foi também a leilão, tendo atingido a bonita soma de 2,16 milhões de euros. Como este exemplar será leiloado precisamente pela mesma casa, a RM Sotheby’s, os valores envolvidos deverão ser semelhantes, senão até um pouco mais elevados, dado o longo período em que este carro esteve bem guardado e na posse dos mesmos proprietários!