Alguma vez ouviu falar do Skoda 1100 OHC? Provavelmente não, até porque só foram feitos dois exemplares. Mas acredite em nós quando lhe dizemos que é um dos carros mais bonitos alguma vez feitos pela fabricante da República Checa.
Tal como referimos acima, a Skoda só produziu dois exemplares, sendo que um está exposto no museu da marca checa e outro pertence à Skoda UK, a divisão da marca no Reino Unido, que o utiliza em eventos em terras de Sua Majestade.
Com um comprimento de 3,88 metros, uma largura de 1,43 m e uma altura inferior a um metro (96,4 cm), escusado será dizer que este desportivo tinha um "look" bastante esguio, por culpa da sua largura e por ser muito plano. E tal como as linhas da carroçaria sugerem - e como um verdadeiro desportivo manda -, o peso é bastante reduzido: pesa apenas 550 quilos. Para isto muito contribuiu o facto da Skoda usar um plástico reforçado com fibra de vidro para fazer a carroçaria.
O peso baixo, juntamente com o facto de se tratar de uma carroçaria que oferecia muito pouca resistência ao ar e deste desportivo contar com um motor (montado em posição frontal) de quatro cilindros em linha que debitava 92 cv e potência, permitia que este Skoda 1100 OHC acelerasse até aos 200 km/h e que garantisse grandes prestações nas acelerações.
Além das duas versões descapotáveis de que falámos acima, a Skoda produziu dois modelos coupés deste 1100 OHC em 1959, com a diferença de que estes modelos contavam com uma carroçaria em alumínio. Ainda assim, o peso ficou pelos 618 quilogramas, uma marca que permitiu não sacrificar a performance que já era conhecida da versão descapotável.
Estas duas unidades coupés sofreram graves acidentes e estão actualmente a ser reparadas por especialistas da marca no museu da Skoda.