Provavelmente o nome Electric GT não lhe diz nada, mas trata-se de uma pequena empresa com sede na Califórnia que transforma veículos a combustão em eléctricos. Isto está longe de ser uma novidade, basta pensar nos austríacos da Kreisel, que já criaram um
Mercedes Classe G e um
Hummer H1 sem emissões, mas a Electric GT foi mais longe e transformou um… Ferrari!
Ferrari e motores eléctricos são duas coisas que não combinam. Pelo menos é o que dirão os "puristas". Mas esta jovem empresa californiana não se deixou intimidar pela tarefa que tinha em mãos e avançou para a conversão de um 308 GTS, o primeiro "Cavallino Rampante" 100 por cento eléctrico.
Denominado Electric 308 GT, este Ferrari conta com três motores eléctricos conectados ao eixo traseiro através de uma transmissão manual Porsche G50 de cinco velocidades, que debitam o equivalente a 420 cv de potência e 447 Nm de binário máximo. Estamos a falar de um aumento de 165 cv face ao 308 GTS convencional, que contava com 255 cv de potência (recorde-se que as versões americanas tinham "apenas" 240 cv).
Estes números permitem que este Ferrari 308 GTS eléctrico acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.8 segundos, por comparação com os 7.7 segundos do modelo convencional. Já a velocidade máxima está fixada acima dos 240 km/h, sendo que o modelo original parava de acelerar aos 234 km/h.
Este 308 GTS é o primeiro Ferrari 100 por cento eléctrico!
Para alimentar os três propulsores eléctricos a Electric GT instalou um "pack" de baterias de iões de lítio de 30 kWh que garante uma autonomia de aproximadamente 130 quilómetros. Porém, há um opcional que permite instalar um conjunto de baterias com o dobro da potência, 60 kWh, que consegue alcançar uma autonomia a rondar os 250 km.
Ainda assim, há quem acredite que ainda não é o suficiente para um passeio de domingo à tarde, como tal a empresa norte-americana já garantiu que vai disponibilizar uma versão ainda mais potente que chegará aos 320 km de autonomia sem aumentar o peso do conjunto, fixado nos 1.520 kg (já com o "pack" de baterias), mais 200 kg que o modelo original.
Para acompanhar o aumento de potência e das performances a Electric GT também montou uma nova suspensão e um novo conjunto de travões, sendo que a distribuição de peso final deste conjunto é de 55 por cento na dianteira e 45 por cento atrás.
Estamos seguros que este projecto não foi feito a pensar nos verdadeiros amantes da marca de Maranello, que nem quem ouvir falar de um Ferrari eléctrico. Mas para aqueles que procuram as emoções de um verdadeiro desportivo e não querem abdicar de um modelo eléctrico, têm aqui uma solução interessante, ou não estivéssemos nós a falar de um dos modelos mais icónicos da fabricante italiana.
Este 308 GTS é o primeiro Ferrari 100 por cento eléctrico