![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Chamar-se-á Grenadier o todo-o-terreno que a INEOS Automotive irá produzir a partir de 2021 em Bridgend, no sul do País de Gales, localidade onde ficará a fábrica principal, ao passo de 25 mil unidades anuais.
Estarreja irá receber uma instalação fabril para a produção do chassis e da carroçaria do 4x4 inspirado no Land Rover Defender e no Toyota Land Cruiser, em colaboração com outros fornecedores europeus. A escolha do nome foi decidida após votação do público no portal do projecto, que tem a mesmo designação do futuro modelo.
E, muito provavelmente, o todo-o-terreno irá receber motores BMW, fruto da recente parceria firmada pela INEOS e o construtor germânico, não estando descartada a hipótese de serem fabricados outros modelos em parceria com a Jaguar Land Rover.
A decisão, confirmada esta quarta-feira pela própria INEOS Automotive, poderá resultar, no nosso país, num investimento superior a 300 milhões de euros, dos quase 700 milhões que estão previstos para fabricar o Grenadier, e na criação de 600 empregos directos.
Para o País de Gales, está prevista a criação de 500 empregos embora, numa primeira fase, não ultrapassem os 200 trabalhadores.
Recorde-se que o grupo britânico, liderado pelo multimilionário Jim Ratcliffe, já tinha criado, em Janeiro, a Amazing Wheels. Sediada no centro de negócios de Estarreja, a empresa é liderada por Dirk Heilmann, também responsável pela divisão automóvel da INEOS.
"Confirmar a produção no Reino Unido, bem como o nosso investimento em Portugal, é um marco importante para o projecto", afirmou no comunicado Dirk Heilmann.
"Estamos a progredir de forma positiva no trabalho de design e engenharia do veículo, bem como nos nossos planos de marketing e distribuição."
A decisão de fabricar um 4x4 é já uma ideia antiga de Jim Ratcliffe, devido à paixão que sempre nutriu pelos carros de trabalho, como as primeiras edições do Land Rover Defender.
Fundado em 1998, o grupo INEOS tem como áreas preferenciais as indústrias petroquímica e mineira, tendo virado em 2017 a atenção para o desporto. É actualmente a proprietária do Nice, que milita na liga francesa de futebol.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?