O catálogo da Kyburz, uma empresa com sede em Zurique, na Suíça, conta com scooters e triciclos eléctricos, ideais para uma utilização na cidade, talvez por isso sejam a escolha dos correios helvéticos. Mas agora esta empresa acaba de se lançar nos veículos de quatro rodas, com o eRod, uma espécie de "kart" eléctrico que promete emoção e diversão ao volante.
Martin Kyburz, fundador e CEO da empresa, queria criar um carro de corridas para a cidade que fosse fácil de conduzir. Assim nasceu o eRod, que está disponível em três modelos distintos: Basic, Fun e Race.
Os modelos de entrada de gama, Basic e Fun, estão disponíveis com um motor eléctrico que produz o equivalente a 60 cv e 140 Nm de binário, números que garantem uma velocidade máxima de 120 km/h. A variante Fun tem uma autonomia de 130 quilómetros, ao passo que a versão básica, de entrada de gama, só tem autonomia para 70 quilómetros.
A versão mais potente é a Race, equipada com um motor eléctrico que garante 150 kW, o equivalente a 201 cv e 305 Nm de binário. Este propulsor surge associado a uma bateria de 39 kWh de capacidade que lhe garante uma autonomia de 220 km e lhe permite chegar aos 140 km/h.
Com um "look" simples (mas divertido!) que mais parece um "kart", este eRace pesa apenas 600 quilos, pelo que escusado será dizer que é capaz de acelerações radicais que o vão colar aos bancos desportivos da OMP.
O "capot" baixo garante boa visibilidade para o condutor, as rodas dianteiras e a suspensão estão à vista e o volante de pequenas dimensões garante o "feedback" que se exige a um modelo com estas características.
A ausência de "capot" está longe de ser ideal para os Invernos rigorosos da Suíça, mas adequa-se perfeitamente ao calor do nosso país. Infelizmente a produção é baixa e até ao momento só foram entregues 10 unidades, sendo que o eRod também tem estado a ser usado como uma plataforma de testes para tecnologia de automóveis eléctricos do futuro.
Se for um entusiasta dos carros eléctricos e tenha alguns conhecimentos de engenharia, saiba que este eRod também pode ser vendido com um "kit car", para que o possa montar sozinho, na sua garagem, criando assim a derradeira experiência de construir um automóvel a partir do "zero".