Pesquisa
Tome Nota

Elon Musk vende acções da Tesla e ganha mil milhões de euros

12:57 - 11-11-2021
 
Elon Musk vende acções da Tesla e ganha mil milhões de euros

Elon Musk vendeu na segunda-feira acções da Tesla por 1,1 mil milhões de dólares (958 milhões de euros). 

A decisão seguiu-se após ter anunciado, no sábado, a intenção de vender 10% das acções, de acordo com a nota da agência Lusa. 

Segundos documentos apresentados quarta-feira ao regulador do mercado dos Estados Unidos – Securities and Exchange Commission (SEC) –, o "patrão" da marca vendeu cerca de 930 mil na segunda-feira. 

Sondagem no Twitter 

Musk tinha sondado os seguidores no Twitter, no sábado, sobre a eventual venda de dez dos 17% que possui na empresa. Cerca de 57,9% dos 3,5 milhões dos seus seguidores naquela rede social deram a sua aprovação. 

A venda de toda a participação accionista poderia render-lhe mais de 20 mil milhões de dólares (perto de 17,5 mil milhões de euros). 

Segunda-feira, na abertura de Wall Street, as acções da empresa caíram 7,2%, com o mercado a temer que Musk avançasse com a venda. 

Em causa estava o desequilíbrio entre a oferta e a procura das acções do construtor de automóveis eléctricos. 

Por essa razão, as acções foram vendidas a um preço significativamente mais baixo do que teria acontecido sem o anúncio no Twitter. 

O empresário perdeu, no processo, várias dezenas de milhões de dólares em lucros não realizados. 

O documento entregue à SEC revela também que Musk já tinha iniciado a venda em 14 de Setembro, pelo que não decidiu com base no inquérito no Twitter. 

No final da operação, o milionário ainda detinha 1,22 milhões de acções da Tesla e mais 170,4 milhões num trust (fundo fiduciário). 

O valor total ascendia a 183 mil milhões de dólares (159,4 mil milhões de euros), ao preço de fecho de quarta-feira, segundo o documento entregue à SEC. 

O fundador da Tesla exerceu também a opção de compra sobre 2,15 milhões de acções na segunda-feira, o que lhe permitiu comprar o mesmo número de acções a 6,24 dólares cada, menos de 1% do seu valor actual. 

Na terça-feira, a Tesla arrastou o Nasdaq, ao prosseguir a sua forte queda, de 11,99%, devido ao anúncio de Musk. As acções voltaram a recuperar no dia seguinte, com aquele índice a fechar com uma subida de 4,34%. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.