O mercado europeu ultrapassou pela primeira vez, em 2016, a barreira das cem mil unidades vendidas de automóveis 100% eléctricos, com a contabilidade final a situar-se nas 102.625 unidades. O que representa um crescimento de 5% face ao ano anterior, mostrando que os "emissões zero" se vão impondo, embora a um ritmo ainda lento.
Ao contrário do que sucedera nos anos anteriores, a Noruega deixou de ser o maior mercado de veículos eléctricos, sendo ultrapassada pela França, onde as vendas destes automóveis cresceram 23%, para 27.307 unidades! Pelo contrário, na Noruega houve uma quebra de 10%, para 24.221 unidades, embora com uma explicação: incentivos fiscais tornaram os híbridos "plug-in" bastante atraentes, tendo havido uma "migração" das compras para este tipo de automóveis.
Alemanha (13.621) e Reino Unido (11.194) são os outros maiores mercados para veículos eléctricos, seguidos da Áustria (4368), Holanda (4245), Suíça (3296), Suécia (3255) e Espanha (3004). Em Portugal o mercado rondou as oito centenas de unidades. Actualmente estima-se que, nas estradas europeias, estejam a circular mais de 340 mil automóveis eléctricos.
Quanto a modelos, o Renault Zoe foi claramente o mais vendido, com 21.735 unidades em 2016. A Aliança Renault/Nissan está, para já, a dominar o mercado europeu, já que o Nissan Leaf ficou com a segunda posição (18.456).
O Tesla Model S foi o terceiro modelo eléctrico mais vendido (10.567), batendo o BMW i3 (9674) contando apenas com as unidades 100% eléctricas, ou seja, deixando de fora as unidades com extensor de autonomia. O "top five" é fechado pelo VW e-Golf, com 6543 unidades.