Pesquisa
Notícias

"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!

10:33 - 20-09-2017
  9
"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!
"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!"Dragster" eléctrico quer chegar aos 200 km/h em… 0,8 s!

Atingir os 200 km/h em… 0,8 s e os 440 km/h em 3 s num carro eléctrico?! Esse é o projecto de uma equipa australiana, a Top EV Racing, embora o carro seja, afinal, um "dragster", aqueles veículos de aceleração pura numa longa recta. Mas os objectivos não se ficam por aqueles valores… "pequeninos": a equipa quer atingir os 530 km/h em 4,5 s e chegar aos 612 km/h que é… metade da velocidade do som!

Se conseguirem levar o seu projecto a bom porto, terão criado o mais rápido "dragster" de que há memória, batendo os barulhentos e fumarentos "Top Fuel" que cospem fogo dos seus gigantescos escapes! Mas o projecto está ainda numa fase prematura, com o carro a ser construído e muitos cálculos ainda a serem feitos…

O objectivo passa por conseguir um motor com 2,5 MW (sim, MegaWatts) de potência, cerca de 3400 cv, a funcionar a 1000 V. E esta tem sido a parte mais complicada que tem ocupado a pequena equipa durante os últimos sete anos que este projecto já leva, pois não há material eléctrico no mercado (motores, inversores ou baterias) capazes de lidar com tamanhos valores. Mas o seu líder, o engenheiro de electrónica, Michael Fragomeni, não é de desistir facilmente, em especial porque também ele é um fã das provas de "dragsters", tendo feito uma prova de aceleração em 9 s num carro alterado… aos 12 anos!

A equipa continua a procurar os fundos que lhe permitam levar por diante este ambicioso projecto com que pretendem bater oito recordes mundiais de veículos eléctricos. Começam agora a construir o que será a estrutura base do carro e que contará com baterias com uma capacidade total de 100 kWh que terão carregamento rápido, além de receberam também carga, nas longas horas em que o carro está parado, dos painéis solares com que será "forrado" e que gerarão 6 kW.

Pode parecer pouco para alimentar um "monstro" eléctrico daqueles, mas convém recordar que cada prova destes "dragsters" se resume a escassos segundos. E que mesmo quando o carro da Top EV Racing tentar bater o recorde de velocidade tudo se deverá passar em não mais de sete ou oito segundos… Construído o carro, terão apenas de arranjar um piloto que esteja à altura do desafio, nomeadamente a nível físico: as acelerações previstas deverão fazer com que o piloto tenha de suportar forças de 7,3 G durante um período que já se pode considerar razoavelmente longo!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.