Depois de
ter revelado as primeiras imagens e a data de estreia (13 de Julho) do seu "baby-SUV", a Jaguar mostrou agora aquilo por que passou o SUV E-Pace até ficar pronto. Foram precisos 150 protótipos para completar um programa de testes que demorou 25 meses e que passou por quatro continentes diferentes.
Desde o famoso traçado do Nurburgring até às dunas do Dubai, passando pelo Círculo Polar Ártico e pelas montanhas da China, a Jaguar certificou-se que "lançou" os desafios mais extremos possíveis ao E-Pace, o SUV que se posicionará logo abaixo do "maior" F-Pace.
E acredite, o "desfile" de números é impressionante. A temperatura mais baixa registada foi - 40°C, por oposição com a mais alta: +48°C. Foram feitas mais de 400 voltas ao Nurburgring (num total de 9120 quilómetros) e um dos testes de altitude foi realizado 5 mil pés acima do nível do mar, sendo que este programa de testes exigiu a participação de 500 engenheiros.
E como se isso não bastasse, a Jaguar "mergulhou" o E-Pace em 50 cm de água (centro de testes da Jaguar Land Rover em Gaydon), desligou o motor, abriu as portas e esperou… uma hora! Depois disso o motor foi ligado e o E-Pace conduzido para fora da água.
"A nossa equipa de engenheiros de classe mundial e especialistas em dinâmica afinaram e desenvolveram meticulosamente um verdadeiro Jaguar. Meses de testes intensos em estradas e pistas em todo o mundo ajudaram a criar um SUV compacto ‘performante’ que é fiel ao DNA da Jaguar", afirmou o engenheiro chefe do E-Pace, Graham Wilkins.
Do Dubai ao Círculo Polar Ártico. Veja os testes extremos do Jaguar E-Pace!
Foi um processo longo e extremo, quer para as "máquinas" quer para a equipa de engenheiros da Jaguar, mas segundo a marca de Gaydon valeu a pena, já que criaram um
"SUV de desempenho dinâmico e divertido, capaz de resistir durante toda uma vida a uma utilização extrema por parte dos clientes mais activos e exigentes".
Recorde-se que quando este E-Pace chegar ao mercado vai contar com versões a gasolina e Diesel - com motores da família Ingenium – e com tracção integral.