O Porsche 911 é um dos automóveis mais icónicos de sempre. Tudo começou no início dos anos 60, pela mão do designer Ferdinand "Butzi" Porsche, filho de Ferdinand "Ferry" Porsche e neto de Ferdinand Porsche.
Mas se o design tem evoluído ao longo dos anos, as linhas continuam fiéis à história que este modelo carrega. Mas há quem tenha uma visão algo diferente para o futuro do 911.
Sasha Selipanov, um dos designers que trabalhou no Bugatti Chiron, meteu "mãos à obra" e criou aquilo que ele considera ser um Porsche 911 do futuro. As linhas não sofreram alterações radicais, mas a frente e a traseira foram renovadas de forma a garantir um "look" mais "futurista".
E o grande destaque está mesmo na dianteira, com Sasha Selipanov a "recuperar" os faróis do Porsche Mission E, o primeiro modelo totalmente eléctrico da marca de Estugarda que começa a produção em 2021. As enormes jantes e as saídas de escape ajudam a completar o "look" e a vincar a personalidade agressiva deste 911.
O resultado de todo este trabalho é fantástico e não seria totalmente estranho ver alguns destes pormenores num futuro Porsche 911.
Mission E, o Porsche "100 por cento" eléctrico
A marca de Estugarda está a trabalhar no super-desportivo Mission E, um automóvel 100 por cento eléctrico que a Porsche garante que vai conseguir fazer 500 km com uma única carga.
Este modelo, que vai entrar em produção na fábrica de Zuffenhausen em 2020, terá cerca de 600 cv de potência e vai conseguir acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
A transmissão é feita de forma independente a cada roda, aumentando a tracção e melhorando o comportamento direccional, e o sistema de gestão da carga das baterias trabalha a 800 volta, o que permite gerar uma tensão de carente muito elevada e carregar cerca de 80 por cento da capacidade total da bateria em apenas 15 minutos.
Porsche Mission E
Trata-se de um projecto gigante e bastante importante para a Porsche. Só para se ter uma ideia estamos a falar de um investimento na ordem dos 1000 milhões de euros que vai criar cerca de 1400 novos postos de trabalho.
Mas com a produção deste Mission E a arrancar apenas daqui a cinco anos, resta-nos aguardar por este modelo inovador e, até lá, continuar à espera que a Porsche nos surpreenda, quem sabe com um novo 911 inspirado nesta criação de Sasha Selipanov.