Um pneu que enche quando detecta a perda de ar, mesmo com o carro em movimento. Não, não se trata de uma ideia saída das mentes de cientistas loucos, mas sim do centro de investigação e desenvolvimento da Continental.
Revelado ao mundo em Setembro passado, no Salão Automóvel de Frankfurt, o Conti C.A.R.E. é o exemplo, ainda não acabado, da íntima ligação entre as tecnologias que sustentam a roda e o pneu, e a respectiva gestão dos pneumáticos segundo o desempenho que se lhes exige num determinado momento.
Apoiado na sigla C.A.R.E. – conectado, autónomo, fiável e electrificado em português –, o protótipo da Continental possui sensores que gerem e avaliam continuamente o piso, a temperatura e a pressão do pneu, assim como os impactos que estão a afectar o seu desempenho.
À medida que o veículo acelera, a força centrífuga gerada actua sobre as bombas engastadas na roda, gerando ar comprimido para actualizar a pressão do pneu.
Qualquer excesso de ar comprimido é armazenado num pequeno depósito integrado na roda e rapidamente adaptado para manter a pressão do pneumático segundo as condições de condução da viatura.
Denominada PressureProof, esta tecnologia mantém a pressão dos pneus dentro da faixa ideal de circulação, reduzindo de forma assinalável o consumo de combustível e as correspondentes emissões poluentes
A Continental não confirma se esta tecnologia se tornará uma realidade em breve mas adianta que o Conti C.A.R.E. está já alinhado com as exigências de mobilidade eléctrica, seja ela individual ou partilhada, e de gestão de frotas autónomas.
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