Não se pode dizer que seja um super-iate feito pela Porsche, mas antes um incrível barco de luxo feito pela italiana Dynamiq, em parceria com o estúdio F.A. Porsche (ex-Porsche Design), fundado por "Ferry" Alexander Porsche, o criador do 911. E, como seria de esperar, estamos perante uma obra-prima, seja do ponto-de-vista técnico ou do luxo interior que está agora a ser posto na água para ser uma das grandes estrelas do Monaco Yacht Show que decorrerá por estes dias (27 a 30 de Setembro).
Com 35 metros de comprimento, está até bastante longe de ser dos maiores barcos presentes – esse será o "Jubilee" de… 110 metros! –, mas o Dynamiq GTT 115 Hybrid será, certamente, dos mais visitados, pela aura de luxo, requinte e tecnologia que emana, além da sua exclusividade: apenas serão feitas sete unidades. "Decidimos limitar a sua produção a 7 exemplares para o tornar um verdadeiro objecto de colecção", declarou Sergei Dobroserdov, CEO da Dynamiq que construiu o barco nos seus estaleiros de Viareggio (Itália).
Porque este não é só um super iate com dois motores de grande potência – dois V12 da MAN com um total de 1627 cv –, preparados para gastar "rios" de gasóleo: o depósito de 24 mil litros dá para uma autonomia de mais de 3400 milhas náuticas (cerca de 6300 km), des que não vá à velocidade máxima de 21 nós (cerca de 40 km/h). Para dias de cruzeiro tranquilo e em silêncio, os dois motores podem ser desligados e a energia a bordo ser usada para mover motores eléctricos que conseguem propulsionar o GT115 Hybrid até aos 6 nós (11 km/h), o ideal para um agradável passeio junto à costa.
E para aproveitar o luxuoso salão que conta com as mais modernas tecnologias, as requintadas três suites, o "jacuzzi" no topo ou os amplos espaços de solário… Tudo isto custa (tinha de haver uma má notícia!) 12,5 milhões de euros, verba que sobe rapidamente para quase 14 milhões com extras quase indispensáveis: 350 mil euros para mobiliário exterior, 270 mil para apontamentos interiores de Minotti – porque ninguém vai mobilar uma "coisa" desta no Ikea, certo?! –, mais 240 mil para acabamentos desportivos em mogno e fibra de carbono, já para não falar na caríssima pintura Rhodium Grey Metallic com que o GT115 Hybrid se apresenta no Mónaco… E há ainda, por "apenas" 3000 euros, um sistema de som inspirado nos escapes do Porsche 911 GT3.