Está confirmado: a oitava geração do VW Golf vai começar a ser produzida em Junho de 2019 para ser posta à venda, muito provavelmente, em Setembro ou Outubro desse ano. A confirmação da data do início da produção foi dada numa reunião com dezenas de potenciais fornecedores, pelo responsável do aprovisionamento da marca e membro do seu conselho de administração.
Brandstätter assumiu que, paralelamente à nova família eléctrica I.D., o lançamento do novo Golf será o mais importante dos próximos anos, para a marca. O responsável pelos modelos compactos da VW, Karl-Heinz Hell, anunciou, por seu turno: "O próximo Golf levará a Volkswagen para a era dos veículos totalmente conectados, com funções de condução autónoma evoluídas. Contará com mais ordenadores que nunca, estará sempre conectado e o seu ‘cockpit’ digital bem como os seus sistemas de assistência tornar-se-ão as referências em conectividade e segurança".
Sabe-se que o Golf irá usar uma evolução da plataforma MQB e terá um "design" mais ousado e dinâmico do que alguma vez conheceu. Além disso, passará por uma cura de emagrecimento para perder cerca de 50 kg face a versões equivalentes, além de contar com uma nova geração de motores a combustão. Por a família I.D. começar a ser lançada quase em simultâneo, o Golf 8 não deverá ter versão eléctrica.