A BMW vai lançar um X3 eléctrico – que se chamará iX3 – em 2020, mas irá mostrar um "concept" a antecipá-lo no próximo mês, no salão automóvel de Pequim. Foi o próprio presidente da marca de Munique, Harald Krüger, quem o revelou durante a habitual conferência anual de apresentação de resultados, onde fez mais algumas revelações.
Não se pode dizer que seja uma novidade surpreendente já que, recentemente, foi surpreendido nas paragens geladas do Ártico um protótipo de um X3 com uma tomada de carregamento à frente do lado esquerdo, sem escapes, um pouco mais baixo e… com autocolantes nas portas e atrás a avisar que se tratava de um "electric test vehicle". Portanto, o projecto está já em andamento.
É natural, contudo, que o modelo de produção venha a ter uma estética diferente do X3 convencional, alinhando pelas linhas da "família i". Nomeadamente pela grelha fechada, embora mantendo a forma do duplo rim típica da marca, como se vê no protótipo i Vision Dynamics que Harald Krüger já confirmou irá ser o futuro i4.
Mas esta aposta na mobilidade eléctrica não significa que a BMW já esteja disposta a abandonar os motores convencionais, pelo contrário. Há ainda muito a explorar neste campo e Harald Krüger "decretou" a chegada do ciclo do luxo, com "o lançamento de oito novos modelos no segmento de luxo que é altamente rentável, ao longo dos próximos 18 meses". O coupé Série 8 deverá ser um dos primeiros desses lançamentos, recebendo depois versões cabriolet e gran coupé, bem como as habituais variantes M. entre os restantes modelos incluem-se os super SUV BMW X7 e Rolls-Royce Cullinan.