Para quem brincava com jogos de construção na infância, pode parecer surpreendente a maneira como o centro de desenvolvimento de protótipos da Seat leva essa "brincadeira" a um novo patamar.
Nessa divisão são usados kits de construção em grande escala, para ligar todas as unidades de controlo de um novo modelo e, assim, garantir a a fiabilidade da instalação electrónica.
Esta tecnologia tem por objectivo introduzir melhorias nas funcionalidades electrónicas finais do automóvel antes de entrar no processo de produção em série.
Tomando como exemplo o Seat León, são necessários mais de dois meses para montar, um a um, os 350 quadros que aquele modelo possui.
São precisos mais de 1.500 cabos para ligá-los e configurá-los entre si, desde o quadro de instrumentos e faróis, até sensores, antenas de telefonia, e abertura e fecho do automóvel.
O programa deve garantir a funcionalidade em todas as versões do modelo.
"O grande desafio para a nossa equipa é a inclusão, no mesmo simulador, de todos os componentes do número máximo de gamas e acabamentos do motor", destaca Jesús de la Torre, responsável pelo Centro Electrónico de Sintonia e Verificação da Seat.
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