Os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar na próxima segunda-feira, elevando para 10 o número de semanas seguidas de agravamento da fatura dos portugueses na hora de abastecer o automóvel.
Apesar de os preços do petróleo até estarem a recuar esta semana, os combustíveis cotados ficaram mais caros (tendo em conta o preço médio desta semana contra o preço médio da semana passada), com a tonelada métrica da gasolina a subir 4% e a do gasóleo a valorizar em torno de 3%.
Os cálculos do Negócios apontam para um agravamento de 1 cêntimo por litro em ambos os combustíveis. A confirmar-se esta evolução, o gasóleo simples subirá para perto de 1,22 euros por litro, o que corresponde ao preço mais elevado desde meados de Abril. Já a gasolina simples subirá para perto de 1,40 euros por litro, o preço mais alto desde meados de Março.
Depois das quedas violentas registadas entre meados de março e início de Maio (quando o petróleo até chegou a ser negociado em valores negativos), os preços dos combustíveis têm subido todas as semanas em Portugal, apesar de sempre com aumentos ténues em redor de 1 cêntimo por litro, estando nesta altura já em máximos de três meses.
Desde a primeira semana de maio o gasóleo simples aumentou perto de 10 cêntimos por litro e no acumulado do ano já só recua 13%. No caso da gasolina o aumento de preços é mais acentuado. Em 10 semanas o combustível ficou 16 cêntimos mais caro, sendo que no acumulado do ano já só desce 7%.
Leia a notícia na íntegra no "Negócios"