A primeira segunda-feira de Agosto deverá ser marcada por novo aumento nos preços dos combustíveis, podendo as subidas chegarem a dois cêntimos.
Segundos as contas do Jornal de Negócios, a gasolina simples 95 poderá aumentar acima de um cêntimo por litro.
O valor médio deverá situar-se nos 1,677 euros por litro, assinalando um aumento de 26 cêntimos desde o primeiro dia deste ano.
Já o gasóleo simples, o preço por litro deverá subir quase dois cêntimos, para 1,446 euros. Também este combustível já escalou 20,2 cêntimos desde o início de 2021.
Os aumentos, se se confirmarem, surgem depois de esta semana ter sido assinalado a subida de preço do petróleo nos mercados internacionais.
Em Londres, o barril do Brent, que é referência para o nosso país, chega já aos 75,90 dólares, correspondente a um ganho semanal de 2,4%.
A recuperação da procura da matéria-prima é motivada pelo gradual desconfinamento provocada pela pandemia da Covid-19 em vários países europeus.
Os cálculos do Jornal de Negócios baseiam-se na evolução dos preços dos dois derivados do petróleo e do euro.
Contudo, é preciso ter em conta que o custo dos combustíveis depende sempre de cada posto de abastecimento, da zona onde ele se encontra e da marca.
Os preços têm em conta as variações calculadas face ao preço médio praticado no país esta semana, e anunciado pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas, ainda que a evolução costume ser semelhante.
Os dados disponíveis para o matutino de economia só estão disponíveis até quinta-feira, quando falta um dia de negociação.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?