À medida que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia se intensifica, a pressão aumenta sobre os preços do petróleo e dos combustíveis.
Segunda-feira, o gasóleo simples deverá ter um incremento de 12 cêntimos nas estações de serviço, chegando aos 1,932 euros por litro.
Já a gasolina simples 95 poderá subir sete cêntimos, com o litro a situar-se nos 1,988 euros por litro.
Os cálculos realizados pelo Jornal de Negócios indicam que ambos os aumentos poderão ser mitigados pelo desconto no imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP).
O mecanismo que o Governo irá apresentar passa por reduzir o ISP no mesmo valor em que sobe o IVA. O montante deste apoio, definido de acordo com o preço dos combustíveis, será revelado todas as sextas-feiras.
Simulações feitas pela consultora Deloitte para o Jornal de Negócios indicam que o desconto poderá chegar aos três cêntimos por litro no gasóleo simples.
Para a gasolina simples 95, esse apoio poderá situar-se nos dois cêntimos por litro.
Só esta sexta-feira à tarde serão conhecidos os valores finais de ambos os descontos, quando o Executivo divulgar a fórmula de cálculo.
Os cálculos do matutino de economia baseiam-se na evolução dos preços dos dois derivados do petróleo e do euro.
Contudo, é preciso ter em conta que o custo dos combustíveis depende sempre de cada posto de abastecimento, da zona onde ele se encontra e da marca.
Os preços têm em conta as variações calculadas face ao preço médio praticado no país esta semana, e anunciado pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas, ainda que a evolução costume ser semelhante.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?