A Porsche tem na calha um SUV totalmente eléctrico que irá superar em tamanho o actual Cayenne.
O modelo "escondido" sob o código K1 só deverá ser lançado em 2027, tendo a China e Estados Unidos como dois dos seus mercados-alvo.
O anúncio foi feito segunda-feira por Oliver Blume, director executivo do grupo Volkswagen, na apresentação dos resultados financeiros da marca em 2022.
Um pequeno esboço revela que o futuro modelo terá um perfil muito mais desportivo, ao estilo de um fastback, do que os actuais Macan ou Cayenne.
Olive Blume não deu muitos detalhes técnicos sobre o "eléctrico"; apenas que será construído sobre a plataforma SSP, que está destinada ao próximo Taycan.
A conferência de imprensa serviu igualmente para confirmar o lançamento do Macan totalmente electrificado para 2024.
Um ano mais tarde seguem-se os Porsche 718 e Cayman, para em 2026 chegar o primeiro Cayenne 100% eléctrico.
Toda esta estratégia enquadra-se no objectivo global da insígnia de Estugarda em fazer 80% das suas vendas sobre modelos completamente electrificados.
A Porsche assegurou que continuará a desenvolver opções híbridas e térmicas para responder às "diferentes velocidades" com que os mercados mundiais estão a abordar a electrificação.
A aposta nos combustíveis sintéticos para carros de combustão também é real, já a prever a sua comercialização para lá de 2035.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?