Se ao longo de 2016 a BMW conseguiu impor-se no segmento mais luxuoso do mercado com a mais recente geração do
Série 7, colocando a fasquia tecnológica ainda mais elevada, aproxima-se o muito esperado contra-ataque da Mercedes e da Audi. No primeiro caso com um "restyling" e forte reforço da tecnologia, em especial no que à condução autónoma diz respeito, do Classe S, no segundo caso com uma geração totalmente nova do A8.
Numa recente e muito reservada apresentação das novidades tecnológicas integradas na renovação do Classe S, a Mercedes confirmou a revelação de todas as novidades já durante o próximo mês, Abril portanto. Haverá, naturalmente, pequenos retoques exteriores, a nível dos pára-choques e ópticas, tal como no habitáculo de que foi revelada uma imagem.
As maiores novidades estarão, contudo, nos novos motores, nomeadamente no seis cilindros em linha a gasolina que rondará os 410 cv e 500 Nm, recorrendo já a uma instalação eléctrica de 48 V. A ideia da Mercedes é oferecer as prestações do V8 mas com consumos e emissões 15% inferiores. Também no campo do Diesel são esperadas novidades, com o mais poderoso motor da história da marca, com 313 cv. O topo da gama (versões AMG à parte) continuará a receber o V8 biturbo 4.0 mas com 476 cv e 700 Nm.
A nível de assistência à condução, enquanto o actual Classe E conta com o equipamento 4.0, o novo Classe S passará ao nível 4.5, com uma lista infindável de dispositivos que poderiam tornar o carro praticamente autónomo.
"Este carro apoiará o seu condutor muito melhor que quaisquer outros sistemas disponibilizados até hoje", garantiu Michael Hafner, responsável da condução autónoma e segurança activa da Mercedes, que frisa que só as contingências de legislação impedem que o Classe S possa ir mais além…
Um discurso semelhante ao que o presidente da Audi teve recentemente, antecipando o lançamento da nova geração do seu "navio-almirante", o A8:
"Assim que a legislação seja aprovada nos nossos principais mercados, permitindo condução altamente autónoma nas auto-estradas, quando isso for legalmente seguro, estaremos pronto para oferecer essa tecnologia no A8".
A revelação da nova berlina de luxo da Audi já tem data marcada: será a 11 de Julho, em Barcelona, durante a cimeira da marca, e antes da sua "première" pública no salão de Frankfurt. Espera-se que o novo A8 seja ligeiramente maior que a geração actualmente à venda mas, graças à plataforma MLB Evo e ao recurso intensivo ao alumínio, consiga ser uns bons quilos mais leve.
Os rumores que correm quanto a motorizações apontam para dois propulsores a gasolina – V8 4.0 de 460 cv e 6.3 W12 e 565 cv – e três Diesel – V6 3.0 TDI de 272 cv, V8 4.0 de 408 cv e V10 5.0 de 500 cv! – para mais tarde aparecer uma variante híbrida "plug-in" já prometida há muito. No capítulo da "autonomia", sabe-se que a maior das berlinas Audi terá, pelo menos, o sistema Traffic Jam Assist que tem a capacidade de movimentar o carro num engarrafamento, até aos 60 km/h, sem que o condutor tenha de fazer nada…
Com o BMW Série 7 já como referência tecnológica no segmento, veremos agora como Mercedes e Audi vão responder, numa luta sem quartel pela primazia no segmento mais exigente do mercado. Classe S será conhecido já no próximo mês de Abril, A8 será desvendado em Julho, mas ambos acabarão por chegar ao mercado quase ao mesmo tempo, nos últimos três meses deste ano.