Pesquisa
Actualidade

Classe S e A8: guerra do luxo marcará Primavera-Verão!

14:10 - 20-03-2017
  18
Classe S e A8: guerra do luxo marcará Primavera-Verão!Futuro Mercedes Classe SFuturo Audi A8Futuro Mercedes Classe SFuturo Audi A8Futuro Mercedes Classe SFuturo Audi A8Futuro Mercedes Classe SFuturo Audi A8Futuro Mercedes Classe SActual Mercedes Classe SActual Audi A8Actual Mercedes Classe SActual Audi A8Actual Mercedes Classe SActual Audi A8Actual Mercedes Classe SActual Audi A8
Classe S e A8: guerra do luxo marcará Primavera-Verão!Futuro Mercedes Classe SFuturo Audi A8Futuro Mercedes Classe SFuturo Audi A8Futuro Mercedes Classe SFuturo Audi A8Futuro Mercedes Classe SFuturo Audi A8Futuro Mercedes Classe SActual Mercedes Classe SActual Audi A8Actual Mercedes Classe SActual Audi A8Actual Mercedes Classe SActual Audi A8Actual Mercedes Classe SActual Audi A8
Se ao longo de 2016 a BMW conseguiu impor-se no segmento mais luxuoso do mercado com a mais recente geração do Série 7, colocando a fasquia tecnológica ainda mais elevada, aproxima-se o muito esperado contra-ataque da Mercedes e da Audi. No primeiro caso com um "restyling" e forte reforço da tecnologia, em especial no que à condução autónoma diz respeito, do Classe S, no segundo caso com uma geração totalmente nova do A8.

Numa recente e muito reservada apresentação das novidades tecnológicas integradas na renovação do Classe S, a Mercedes confirmou a revelação de todas as novidades já durante o próximo mês, Abril portanto. Haverá, naturalmente, pequenos retoques exteriores, a nível dos pára-choques e ópticas, tal como no habitáculo de que foi revelada uma imagem.

As maiores novidades estarão, contudo, nos novos motores, nomeadamente no seis cilindros em linha a gasolina que rondará os 410 cv e 500 Nm, recorrendo já a uma instalação eléctrica de 48 V. A ideia da Mercedes é oferecer as prestações do V8 mas com consumos e emissões 15% inferiores. Também no campo do Diesel são esperadas novidades, com o mais poderoso motor da história da marca, com 313 cv. O topo da gama (versões AMG à parte) continuará a receber o V8 biturbo 4.0 mas com 476 cv e 700 Nm.

A nível de assistência à condução, enquanto o actual Classe E conta com o equipamento 4.0, o novo Classe S passará ao nível 4.5, com uma lista infindável de dispositivos que poderiam tornar o carro praticamente autónomo. "Este carro apoiará o seu condutor muito melhor que quaisquer outros sistemas disponibilizados até hoje", garantiu Michael Hafner, responsável da condução autónoma e segurança activa da Mercedes, que frisa que só as contingências de legislação impedem que o Classe S possa ir mais além…

Um discurso semelhante ao que o presidente da Audi teve recentemente, antecipando o lançamento da nova geração do seu "navio-almirante", o A8: "Assim que a legislação seja aprovada nos nossos principais mercados, permitindo condução altamente autónoma nas auto-estradas, quando isso for legalmente seguro, estaremos pronto para oferecer essa tecnologia no A8".

A revelação da nova berlina de luxo da Audi já tem data marcada: será a 11 de Julho, em Barcelona, durante a cimeira da marca, e antes da sua "première" pública no salão de Frankfurt. Espera-se que o novo A8 seja ligeiramente maior que a geração actualmente à venda mas, graças à plataforma MLB Evo e ao recurso intensivo ao alumínio, consiga ser uns bons quilos mais leve.

Os rumores que correm quanto a motorizações apontam para dois propulsores a gasolina – V8 4.0 de 460 cv e 6.3 W12 e 565 cv – e três Diesel – V6 3.0 TDI de 272 cv, V8 4.0 de 408 cv e V10 5.0 de 500 cv! – para mais tarde aparecer uma variante híbrida "plug-in" já prometida há muito. No capítulo da "autonomia", sabe-se que a maior das berlinas Audi terá, pelo menos, o sistema Traffic Jam Assist que tem a capacidade de movimentar o carro num engarrafamento, até aos 60 km/h, sem que o condutor tenha de fazer nada…

Com o BMW Série 7 já como referência tecnológica no segmento, veremos agora como Mercedes e Audi vão responder, numa luta sem quartel pela primazia no segmento mais exigente do mercado. Classe S será conhecido já no próximo mês de Abril, A8 será desvendado em Julho, mas ambos acabarão por chegar ao mercado quase ao mesmo tempo, nos últimos três meses deste ano.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.