A aposta forte que a Citroën está a fazer numa nova gama de SUV, com os lançamentos próximos dos C3 Aircross e C5 Aircross, irá ter implicações directas no… C4 Cactus tal como o conhecemos. Tudo indica que, muito em breve, o Cactus que se tornou quase um ícone de um renascimento da marca francesa irá receber um "restyling" para o tornar… menos original.
A ideia da marca é que, tendo agora dois SUV com visual realmente aventureiro, o C4 Cactus poderá assumir mais como uma berlina convencional, devendo, nesse processo, perder os cracterísticos "airbumps" – as pequenas almofadas de ar que protegem largas áeras da carroçaria –, assumindo um ar mais… tradicional. Recorde-se que o C4 Cactus foi já lançado há seis anos, estando na altura de receber um "refrescamento" visual, apesar da grande aceitação que tem conhecido em muitos mercados.
Com estas palavras, Linda Jackson abre caminho para que o novo C4 Cactus perca aquele ar meio-SUV, sem na verdade o ser, passando a assumir-se como uma berlina tradicional. Na verdade, o modelo cumpriu, até aqui, uma função crucial na gama da marca francesa, o de preencher, com assinalável sucesso, uma lacuna (falta de SUV) que está agora a ser preenchida, primeiro com o C3 Aircross, mais tarde com o C5 Aircross.
O responsável de produto, Xavier Peugeot, confirmou que a marca pretende manter o Cactus ao lado da berlina C4 que também está algo envelhecida e que deverá ser reformulada dentro de um ano. "Queremos manter vivo o espírito do Cactus, os seus principais ingredientes foram a base para o desenvolvimento de toda a nova estratégia de produto da Citroën. Porque queremos ser diferentes e pôr uma tónica clara no conforto".
Mas já os "airbumps" parecem estar para desaparecer no C4 Cactus, em favor dos novos SUV. "Não podemos ficar prisioneiros de alguns itens e os ‘airbumps’ são um exemplo. Iremos jogar com eles como cartas, em função dos diversos modelos, segmentos e até das regiões. Nos próximos meses revelaremos novos modelos com novas formas de manter vivos os ‘airbumps'". Veremos como a marca irá recuperar os tão característicos "airbumps" pois a verdade é que nem o C3 Aircross nem o C5 Aircross já apresentados contam com aquelas protecções da carroçaria aos pequenos embates…