Um condutor na China foi multado pela Polícia local por fazer o seu automóvel passar-se por um… Porsche.
O condutor, que gastou cerca de 27 euros para comprar os símbolos da fabricante de Estugarda para o seu "clone chinês", teve de pagar uma multa de 68 euros por modificar o carro para o diferenciar do modelo registado.
Tudo aconteceu na província chinesa de Liuyang, e segundo um porta-voz da Polícia local, os agentes ficaram desconfiados ao perceber que algo não estava bem com o aspecto deste suposto… Porsche!
Depois de pedirem ao condutor os documentos da viatura e do mesmo ter respondido que não os tinha porque a viatura tinha sido emprestada, os agentes verificaram que esta viatura estava registada no sistema como… Zotye SR9, uma conhecida cópia chinesa que já fez muitos títulos na imprensa automóvel mundial, tal são as semelhanças com o Porsche Macan.
Como se tudo isto não fosse suficiente, o automóvel estava de facto no nome do condutor, mas a Polícia verificou que o mesmo só tinha carta para conduzir… motociclos!
Mais tarde, este condutor admitiu que pagou cerca de 13.580 euros pelo automóvel (recorde-se que o Porsche Macan em Portugal começa nos 68.202 euros) e 27 euros nos símbolos, acrescentando ainda que não sabia que estas "modificações" eram ilegais.
Recorde-se que além dos muitos
fabricantes chineses que oferecem veículos copiados de modelos europeus, os "símbolos" das fabricantes originais podem ser comprados em qualquer loja local por uma ou duas dezenas de euros. Pelo que este caso está muito longe de ser um exemplo isolado…