A Chevrolet está a ultimar os testes dinâmicos da versão mais extrema da mais recente geração do Camaro o seu "muscle car" com que está a combater o sucesso do Ford Mustang… e com bastante êxito! O Z/28 deverá ser uma das estrelas do próximo salão de Detroit, já em Janeiro, e tem sido apanhado em várias sessões de testes, embora sob forte camuflagem.
Há, contudo, algo que a camuflagem não consegue esconder, a enorme asa traseira que parece até ter algumas possibilidades de regulação. Resta saber se são hipóteses apenas dos veículos de testes, à procura da melhor posição, ou se chegarão mesmo à versão de produção.
O Camaro está a precisar de uma versão Z/28 actualizada para combater o grande êxito que as versões Shelby GT350 e GT350R do Mustang estão a conhecer. Com o Z/28 – sigla associada às versões mais poderosas do Camaro desde 1967! –, a Chevrolet pretende um carro que não só possa fazer frente ao Mustang mas também enfrentar europeus de renome como o BMW M4 ou o
Mercedes-AMG C63 Coupe!
Na Primavera, o Camaro Z/28 esteve em intensos testes no Nürburgring, com muito bons resultados (terá batido o tempo do muito mais caro Lamborghini Murcielago!)… além de uma saída de pista com uma raspadela no "rail" que correu mundo por ter sido filmada. Desta feita, os protótipos foram apanhados em testes nos "States»", com o Z728, ainda camuflado, acompanhado por outro Camaro, também com a dianteira a receber as enormes entradas de ar, mas já sem a asa traseira.
Esta nova geração será mais leve, estando a ser feito muito trabalho nessa "dieta", além de contar com muita tecnologia de auxílio a uma dinâmica exemplar. A suspensão Magnetic Ride, o diferencial autoblocante, o controlo de tracção especialmente concebido para um modelo de mais elevadas "performances" e o "launch control" para arranques fulminantes farão parte desse "cocktail" tecnológico. Espera-se, por isso, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h na casa dos 4 segundos ou até um pouco menos!
Não havendo ainda certezas, é provável que este Camaro Z/28 venha a utilizar o V8 de 6,2 litros sobrealimentado, com 640 cv que já se encontra na versão ZL1. Porque faz sentido que a versão de topo também tenha o motor mais potente. Mas há também quem fale no motor V8 7.0 atmosférico utilizado no Corvette C06, mas nesse caso este Camaro Z/28 "só" teria cerca de 540 cv, depois de um "upgrade" ao motor que originalmente debita 505 cv. Teremos, pois, de esperar pela sua revelação, previsivelmente em Janeiro, para sabermos que tipo de mecânica moverá o renascimento de mais este mito sobre rodas!